Emissão Renascença | Ouvir Online
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo
Princípio e Fim (06/12/15)

Princípio e Fim

Jubileu da Misericórdia - o que se pede aos cristãos?

07 dez, 2015 • Ângela Roque


O novo Ano Santo foi um dos destaques do “Princípio e Fim” desta semana. Para nos ajudar a entender o que significa e o que implica “misericórdia”, conversámos com o coordenador das Escolas de Perdão e Reconciliação, dos missionários da Consolata. Em destaque esteve, ainda, a entrevista a uma idosa voluntária da Liga Portuguesa Contra o Cancro que, apesar dos seus 90 anos de idade, vem todas as semanas ajudar os doentes no IPO de Lisboa.

O Dia Mundial do Voluntário assinalou-se este sábado. A data, proclamada há 30 anos pelas Nações Unidas, tem como objectivo incentivar e valorizar o voluntariado em todo mundo. No programa desta semana ouvimos o testemunho de Maria da Graça Nobre. Tem 90 anos, há 32 que é voluntária da Liga Portuguesa Contra o Cancro, mas antes disso já tinha feito voluntariado também em Alcoitão. Diz que faz tudo “por amor” e “com o coração” e considera o IPO de Lisboa uma casa e uma escola de vida. Uma conversa em que participou também Helena Grilo, coordenadora do Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Antecipando a abertura do Jubileu falámos hoje de um projecto que tem ajudado a sarar as feridas de muitos conflitos armados pelo mundo – as ESPERE, Escolas de Perdão e Reconciliação, criadas pelos missionários da Consolata, onde se aprende a ultrapassar a raiva e o ressentimento e a perdoar.

O projecto nasceu na América, está neste momento em 18 países, e Portugal é o primeiro onde chegou na Europa. O padre Albino Brás é o coordenador nacional das ESPERE, veio falar connosco sobre este projecto e como vê no Jubileu uma oportunidade para a própria Igreja repensar a forma como incentiva a misericórdia.

O padre José Carlos Nunes veio falar-nos da colecção publicada pela Paulus Editora, para ajudar a viver o novo Ano Santo. São oito pequenos livros, cada um sobre uma vertente diferente da misericórdia. Trata-se da edição portuguesa do guia oficial que foi lançado pelo Vaticano.

Falámos ainda do “Presépio na Cidade”, que está de regresso ao Chiado, em Lisboa, este ano com algumas novidades, e dos concertos de Natal que estão a ser promovidos pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

Outro concerto, do músico Rão Kyão, está marcado para terça-feira, no salão paroquial de Ribamar, na Lourinhã. Visa angariar fundos para o Mosteiro que as monjas de Belém estão a construir no Couço, em Coruche.

A crónica do programa teve esta semana a assinatura do jornalista Joaquim Franco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.