Emissão Renascença | Ouvir Online
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo
Princípio e Fim (30/08/15)

Princípio e Fim

O que fazem os consagrados?

30 ago, 2015 • Ângela Roque


Evangelizar através da escrita e dos livros , ou por acções de solidariedade para com os mais pobres e frágeis, são muitos os carismas dentro da Igreja. Nesta V Edição Especial Férias do “Princípio e Fim” recuperámos algumas das entrevistas e reportagens com que ao longo do ano fomos divulgando o trabalho de homens e mulheres que consagraram a sua vida a Deus.

Neste que é o ano da vida consagrada boa parte dos nossos trabalhos foram de divulgação do que fazem muitas congregações e instituições da Igreja. Este Domingo recuperámos a conversa com a madre geral das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, que estão a celebrar o Ano Jubilar. Comemoram-se os 150 anos da Congregação e os 100 anos da morte da fundadora - Madre Teresa de Saldanha foi uma jovem que no século XIX ousou criar uma congregação religiosa feminina, quando estas estavam proibidas por lei em Portugal.

Preocupada com a situação miserável em que viviam muitas mulheres e crianças do seu tempo, criou escolas e dispensários, onde eram prestados cuidados de saúde e alimentares aos meninos pobres. A Irmã Rita Nicolau veio conversar connosco sobre a presença e o trabalho das Irmãs Dominicanas em Portugal e no mundo.

A nossa reportagem passou ainda pelo Porto, onde a centenária Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina continua a apoiar jovens em risco e mães adolescentes. Espalhada por todo o mundo, em Portugal é precisamente na cidade invicta que mantém abertas várias valências, incluindo uma cantina social. Internacionalmente está envolvida no acolhimento aos muitos refugiados que chegam à costa Italiana.

Também o Instituto Missionário das Filhas de S. Paulo está a celebrar os 100 anos. As irmãs Paulinas, como são conhecidas, nasceram em Itália, mas só vieram para Portugal em meados do século XX. São hoje uma das principais editoras católicas no país e no mundo.  No programa de hoje recuperámos a visita guiada que fizemos ao edifício sede onde funciona a editora, o armazém e uma das principais livrarias.

Mergulhado na escrita, frei Bento Domingues publicou este ano mais um livro com as suas crónicas no Jornal Público.  “O bom humor de Deus e outras histórias” é o título deste 3º volume que nos levou a esta conversa. Frei Bento tem 81 anos. Diz que escreve crónicas “por dever de consciência” e porque são também uma “forma de pregação”. Sobre a Igreja portuguesa, acha que tem boas lideranças, mas que “perdeu o sal” e continua demasiado “sisuda” e triste. E lamenta que não haja cristãos mais interventivos e que não se viva a fé com alegria, como pede o Papa.

O programa “Princípio e Fim” vai manter a Edição Especial Férias até 6 de Setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.