Tempo
|
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo

Princípio e Fim

Páscoa: Apelo à paz mundial e à ajuda dos que precisam

05 abr, 2015 • Ângela Roque


Francisco pediu paz para todos os conflitos que se arrastam e ameaçam vários países. Em destaque no programa desta semana esteve ainda a entrevista ao Provincial dos Salesianos.

A mensagem Urbi et Orbi feita pelo Papa neste Domingo de Páscoa  foi um dos destaques do “Princípio e Fim”. Francisco lembrou os cristãos perseguidos e as guerras em várias países, pedindo paz para todos eles.

Da Líbia ao Iémen, do Iraque à Síria, passando pela Ucrânia e pela Terra Santa, o Papa referiu-se ainda à violência no Sudão, na  República Democrática do Congo e na Nigéria. E não esqueceu as recentes vítimas de terrorismo no Quénia, nem os que são explorados pelas novas formas de escravatura moderna, vítimas muitas veses dos traficantes de droga e de armas.

O apelo aos cristãos para que não se esqueçam dos mais desfavorecidos marcou muitas das mensagens dos bispos portugueses. No programa passámos por Braga, Porto e Lisboa.

No bicentenário do nascimento de S. João Bosco, e pelos 81 anos da sua canonização, entrevistámos o Provincial dos salesianos sobre educação, vocações, e missão. O padre Artur Pereira lamenta o desinvestimento actual do Estado no sector educativo, desdramatiza a falta de vocações, e diz que o Papa Francisco mais do que “uma nova esperança à Igreja” trouxe  “uma Igreja Nova”.

Falámos ainda do “BíbliaMoov”, um concurso vídeo que desafia os jovens a fazerem um pequeno filme sobre uma parábola bíblica à escolha. Os vídeos podem ser enviados até 31 de Maio.

A crónica teve esta semana a assinatura do padre Tiago Freitas, da Arquidiocese de Braga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.