Emissão Renascença | Ouvir Online
Pedro Azevedo
Opinião de Pedro Azevedo
A+ / A-

A sorte virou de cangalhas

24 jun, 2021 • Opinião de Pedro Azevedo


Neste Euro 2020, a equipa das quinas caiu na chave mais difícil.

A seleção portuguesa manteve a tradição. Em oito fases finais de Campeonatos da Europa de futebol, outras tantas qualificações para a fase a eliminar. Desde que pela primeira vez participou na mais importante prova de seleções do velho continente, em 1984, a equipa das quinas nunca voltou para casa após a fase de grupos.

Neste Euro 2020, a calculadora voltou a estar em cima da mesa, mas com os resultados dos outros grupos era demasiado improvável a seleção nacional falhar o acesso aos oitavos de final. A forte réplica da Hungria, em Munique, frente à Alemanha chegou a ameaçar o regresso prematuro da comitiva portuguesa a Lisboa, numa jornada que acabou por ser um carrossel de emoções com um final feliz para os três tubarões do grupo.

Rui Patrício a defender e Ronaldo a marcar garantiram o empate frente à França, sem depender de terceiros. Com a igualdade a dois golos, a equipa nacional acabou por ser a melhor terceira classificada de todos os grupos, passando aos oitavos de final.

Tal como em 2016, Portugal passa em terceiro no grupo, desta vez com quatro pontos (há cinco anos somou três, fruto de outros tantos empates) mas sem a sorte de calendário que teve em França. Neste Euro 2020, a equipa das quinas caiu na chave mais difícil. Domingo defronta a Bélgica, líder do ranking mundial. Se passar, e se a lógica prevalecer, encontrará a candidata Itália, nos quartos de final. E se ultrapassar esse obstáculo, nas meias-finais, não escapará a França, Espanha ou a Croácia.

Se em 2016, Portugal foi parar à chave mais acessível da fase a eliminar jogando perante adversários como a Croácia, Polónia e Gales, desta vez a sorte virou de cangalhas.

Mas há que acreditar na premonição de Fernando Santos, que antes da viagem para a Hungria encheu a mala de tabaco para durar até ao dia da final…

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.