Tempo
|
A+ / A-

Antevisão do ano

Carlos Moedas: 2023 ao serviço dos lisboetas

30 dez, 2022 • * Carlos Moedas


Este, não há dúvida, é um momento que exige muito de nós e Lisboa não falta à chamada.

O ano que agora termina foi um ano de grandes decisões e concretizações em Lisboa, cidade em que, cada vez mais, o impossível se torna possível.

Foi o ano em que concretizámos os transportes públicos gratuitos para os mais novos e para os mais velhos. E são já 70 mil os lisboetas que usufruem hoje, sem qualquer custo, de transportes públicos na cidade.

Foi também o ano em que começámos a devolver impostos aos nossos munícipes, em que lançámos o Conselho de Cidadãos e em que tornámos uma realidade a Fábrica de Unicórnios, afirmando Lisboa como Capital de Inovação.

Foi ainda em 2022 que aprovámos o maior investimento da década na área da Habitação. Um investimento que contempla não uma, mas múltiplas soluções, assentes numa nova visão da política de habitação social e em respostas diferenciadas, promotoras da equidade social.

"Este é um momento que exige muito de nós e Lisboa não falta à chamada. Em 2023, tal como em 2022, os lisboetas podem contar com uma Câmara Municipal ao seu serviço"

Em 2023, vamos continuar este caminho de concretizações, com o objetivo de servir as pessoas. São elas o nosso foco e é a determinação de desenvolver as melhores respostas aos problemas concretos que enfrentam que nos move diariamente.

Estamos, infelizmente, confrontados com um futuro de incerteza, marcado pelo eclodir de algo que pensávamos impossível: uma guerra na Europa. Mas também por uma espiral inflacionária que nos afeta a todos e à qual a Câmara Municipal de Lisboa respondeu prontamente com um vasto programa anti-inflação.

Este, não há dúvida, é um momento que exige muito de nós e Lisboa não falta à chamada. Em 2023, tal como em 2022, os lisboetas podem contar com uma Câmara Municipal ao seu serviço, no apoio às famílias e às empresas, na proteção aos mais vulneráveis, na construção de um Estado Social Local forte e aglutinador.

Nesse domínio, é com particular satisfação que assinalo a concretização de mais uma das grandes propostas com que me apresentei às eleições autárquicas: o Plano de Saúde Lisboa 65+.

Um plano que, já no decurso do mês de janeiro, vai permitir a cerca de 130 mil pessoas terem acesso gratuito a teleconsultas de medicina geral e familiar, assistência médica ao domicílio em caso de necessidade e transporte em ambulância sempre que o médico assim determinar. E, dentro desse universo, os cinco mil mais vulneráveis passarão também a ter, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, consultas de medicina dentária, próteses dentárias, consultas de oftalmologia e óculos gratuitos, entre outros apoios reforçados.

É este o Estado Social Local que queremos desenvolver em resposta às necessidades da nossa população. As inscrições no Plano de Saúde Lisboa 65+ estão abertas e convido os lisboetas que já cá andam há muito tempo e que planeiam andar por muito mais a aderirem a esta iniciativa municipal.

O projeto que vamos continuar a concretizar neste novo ano coloca também no centro a Cultura, desde logo com o programa Um Teatro em cada Bairro, que vem criar na cidade uma rede de centros culturais de proximidade e de encontro das artes com as comunidades locais. A Mobilidade e a Sustentabilidade estão igualmente no topo das nossas prioridades, no âmbito de um orçamento municipal que contempla o maior investimento de sempre na área da Higiene Urbana, cujos problemas estamos empenhados em resolver.

O ano que agora se inicia será também marcado pelo enorme desafio coletivo que é a Jornada Mundial da Juventude. Os olhos do mundo estão fixados em nós e queremos mostrar aos visitantes a cidade única que Lisboa é: a cidade histórica e inovadora, tradicional e cosmopolita, com uma identidade singular, mas sempre aberta ao mundo.

Tendo eu testemunhado a Jornada Mundial da Juventude em Paris, em 1997, sei bem que nenhum outro projeto tocará os nossos espíritos e as nossas vidas como este.

Estou certo de que a Jornada Mundial da Juventude, que acolherei com particular honra, gratidão e entusiasmo enquanto presidente da Câmara Municipal de Lisboa e enquanto cidadão, será um espaço de união, tolerância e fraternidade. Daqui partirá, num momento em que o mundo precisa dela mais do que nunca, uma mensagem de paz e de esperança num futuro melhor.

E é exatamente isso que desejo para 2023: que este seja um ano carregado de esperança.

Da nossa parte, podem contar com 365 dias de concretizações e de trabalho incansável, de firmeza e coragem no cumprimento do nosso projeto. E, principalmente, de audácia. De audácia para continuarmos a construir juntos uma Lisboa de futuro.


* Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, escreveu para os leitores da Renascença uma antevisão do ano de 2023

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.