Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Dia da Poupança - 30/10/2019

O Mundo em Três Dimensões

Quer dicas para poupar? Anote estas

30 out, 2019 • Marta Grosso , Paulo Teixeira (sonorização)


A poupança é, no fundo, uma almofada financeira para utilizarmos em caso de necessidade. Antigamente, poupar era um hábito bem entranhado na população portuguesa, mas os tempos mudaram.

Se pretende iniciar uma poupança ou melhorar a que já tem, tome nota destas dicas:

  • Faça um orçamento familiar: aponte as despesas fixas, as variáveis e as receitas. Assim, consegue identificar o que poderá estar a mais;
  • Faça uma revisão destas contas de vez em quando, para um novo olhar clínico;
  • Seja com muito ou com pouco, inicie uma poupança. Pode começar com um mealheiro ou até uma garrafa de água – assim consegue ver o resultado do seu esforço. Pode lá colocar as moedas de um ou dois euros ou mesmo os cêntimos que tiver na carteira. Aos poucos, e quase sem dar conta, verá que consegue um montante interessante;
  • Faça as compras com dinheiro. O uso do multibanco retira-nos a noção de quanto efetivamente gastámos;
  • Antes de comprar, pense bem: será que precisa mesmo desse artigo? E se precisa, será que o pode substituir por um mais barato?
  • Tome o pequeno almoço em casa e leve o almoço ou o lanche para o trabalho. Este foi um gesto que se começou a ver muito na altura da crise e que muitos portugueses mantêm;
  • Evite pedir dinheiro emprestado;
  • Ainda no setor bancário, veja se não está a pagar comissões a mais. No portal do cliente bancário do Banco de Portugal, pode comparar os serviços dos vários bancos. Já agora, recordo que há uma conta chamada de serviços mínimos e onde paga menos. Mas compare tudo!
  • Se tem e usa cartão de crédito, veja se tem algum programa de arredondamento. É uma espécie de poupança automática: faz uma compra ou paga um serviço e arredonda o valor para cima. O diferencial é canalizado automaticamente para uma conta poupança. Mais uma vez, cada banco funciona de maneira diferente. Informe-se.

Em 1995, a taxa de poupança das famílias era, em média, 14,8% do rendimento. Daí em diante, começou a decrescer com alguns altos e baixos. Em 2012, por exemplo, ano de crise, os portugueses aumentaram o nível de poupança para 10,2% do rendimento. Mas, em 2018, a taxa já era de 6,9%.

No dia 31 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Poupança. Foi criado para alertar os consumidores para a necessidade de gerir o dinheiro, de modo a amealhar e evitar situações de sobreendividamento.

Este ano, 17 mil famílias já contactaram o departamento de apoio ao sobreendividado da Deco.

O Papa Francisco tem alertado para a “cultura do efémero, do usa e deita fora”. Quanto pensamos em poupança, devemos também refletir sobre o estilo de vida que levamos, que gostaríamos de levar e até que ponto estaremos a ser influenciados por modelos de vida – alegadamente perfeita – que a publicidade tantas vezes nos traz a casa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.