Tempo
|
José Luís Ramos Pinheiro
Opinião de José Luís Ramos Pinheiro
A+ / A-

José Luís Ramos Pinheiro

Totalitarismo democrático

25 jun, 2021 • Opinião de José Luís Ramos Pinheiro


Uma democracia, mesmo à escala europeia, que não respeita a liberdade de consciência não respeita, no fundo, liberdade nenhuma.

Para o Parlamento Europeu, o aborto deve ser elevado à categoria dos direitos humanos. E a consciência dos profissionais de saúde é um obstáculo que os Estados-membros devem remover.

Com a aprovação, por maioria, do chamado "Relatório Matic", o Parlamento Europeu acaba de dar o seu aval à ideologia do género, procurando impô-la a todos os cidadãos de todos os Estados membros da União.

Trata-se de um relatório lamentável que mistura factos diferentes, embrulhados em preconceitos e carimbados com uma generosa dose de propaganda.

O objetivo é subordinar toda a União Europeia à ideologia do género, imposta como doutrina de Estado. O aborto é visto e tratado como um direito humano. E em todo o documento nunca se fala do direito à vida, esse sim, um direito humano fundamental.

O ataque do relatório Matic à liberdade de consciência é também arrepiante. A consciência – último reduto de qualquer pessoa, seja ou não profissional de saúde – é tratada pelo Parlamento Europeu, como um alvo a abater. Para os eurodeputados, é insuportável que haja médicos que se recusem a suprimir vidas. E devem, por isso, ser metidos na ordem.

Entre a nova ideologia do Estado (a tal, do género) e a liberdade de consciência de alguém (médico, por exemplo), o Parlamento Europeu pretende impor a primeira e arrasar a segunda.

Fica-se com a sensação – e a certeza – de que só importa a consciência daqueles que pensam como os estimados eurodeputados. A consciência dos que se lhe opõem é-lhes indiferente. Basta-lhes ter a maioria para ativarem o rolo compressor sobre o outro lado que mesmo send minoritário importa respeitar… ou não?

Para além de fazerem aceção de consciências (a deles que é boa e a dos outros que é má), os senhores eurodeputados parecem estar preocupados só com algumas minorias – aquelas que se presume pensarem como eles. As outras que tiverem a ousadia de invocar a objeção de consciência em práticas que entendem ofender a ética médica, essas não são para respeitar.

Os Estados-membros são mesmo exortados pelos eurodeputados a aplicarem medidas regulamentares e executivas eficazes, para porem fim a esse flagelo da liberdade de consciência. Claro que os senhores eurodeputados nunca lhe chamam liberdade de consciência, não fosse alguém reparar que um parlamento democraticamente eleito estava a abafar as liberdades individuais. Preferem, no texto aprovado, chamar-lhe cláusula de consciência. Desse modo, fica tudo melhor: afinal, os nossos eurodeputados não estão a esmagar a liberdade (de consciência), mas apenas a mudar um qualquer elemento contratual que dá pelo nome de cláusula (por acaso, de consciência).

Para o Parlamento Europeu, a ideologia do género vale mais do que a liberdade que até se pode suprimir, desde que a nova doutrina oficial se imponha a tudo e a todos. Quando assim é estamos perante uma nova forma de totalitarismo que enverga o traje democrático, mas esconde, debaixo dele, uma alma profundamente totalitária.

Em democracia prevalece a maioria, mas a maioria, sendo democrática, não pode sufocar adversários, ainda que minoritários. Em democracia, a maioria governa o país, mas não governa a consciência de ninguém, nem pode abater ou suprimir a liberdade de consciência de quem quer que seja.

Na História recente, as regras democráticas já foram usadas para perverter a própria democracia. E a Europa, tragicamente, já experimentou esse veneno.

Acredito num projeto europeu democrático que promova a paz e o desenvolvimento, mas em liberdade. Uma democracia, mesmo à escala europeia, que não respeita a liberdade de consciência não respeita, no fundo, liberdade nenhuma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    28 jun, 2021 Lisboa 17:39
    A democracia acabou. Vivemos na ditadura da estupidez. Esta questão do aborto é gravíssima porque não se respeita a liberdade de consciência. O aborto como um direito humano???? É uma fatalidade, isso sim. A ideologia do género é outra manifestação da loucura que acometeu estes governantes europeus. Em Espanha, um menor já pode ir ao Registo Civil pedir a alteração do género (um menor!). No entanto, não vemos esta gente fazer frente à China, à Rússia, etc. que não respeitam os direitos humanos, a liberdade de expressão, etc. Não é de admirar que os CHEGAS desta Europa tenham expressivos resultados eleitorais. Depois queixem-se ...
  • António J G Costa
    28 jun, 2021 Cacém 14:00
    Dificuldade em perceber o Direito à Diferença. O Respeito pela Diferença. Continua-se a impor, de cima as Regras que por agora, estão na moda. É fácil repetir regras, fica-se bem visto socialmente. Perceber que se pode ser diferente e respeitar as diferenças, exige opiniões próprias. Pensar. Só que Pensar dá muito trabalho, é mais fácil ser-se papagaio.
  • Joaquim Santos
    26 jun, 2021 Tojal 19:27
    Trata-se, de uma tentativa de impor, a partir de cima, normas para os Estados que apontam o aborto como se fosse um direito humano, e assim iniciarem a ditadura da Ideologia de Género. Este é o objectivo da agenda 3030. Cobre-se com a panaceia da sustentabilidade do planeta, apresentando-se ecológica, porém, apenas é Ideologia de Género pura. Esta é a ditadura, mais perversa que o homem já suportou, ou suportará pois alem de diabólica não olha a meios para atingir os fins. Mais diz que todos os que se lhe oporem serão arredados. Entenda-se o que quer dizer arredados. Ficareis surpreendidos ao saber que um dos países impulsionadores desta iniciativa, quando ela estava a fraquejar foi PORTUGAL. Nos anos de 1995 e seguintes, quando o país, tinha por 1º Ministro Guterres, que por paixão, tinha a Educação. Recordo que nas ajudas a artistas, durante esta pandemia, Costa prometeu ajuda aos artistas, mas apenas aos que, com as suas obras defendessem a Ideologia de Género.
  • Joaquim Santos
    26 jun, 2021 Tojal 10:24
    Trata-se, não de uma tentativa de impor, a partir de cima, a partir da União Europeia, normas para os Estados que apontam o aborto como se fosse um direito humano, e assim iniciarem a ditadura da Ideologia de Género. Este é o objectivo da agenda 3030. Cobre-se com a panaceia da sustentabilidade do planeta, apresentando-se ecológica, porém, apenas é Ideologia de Género pura. Esta é a ditadura, mais perversa que o homem já suportou, ou suportará pois alem de diabólica não olha a meios para atingir os fins. Mais diz que todos os que se lhe oporem serão arredados. Entenda-se o que quer dizer arredados. Ficareis surpreendidos ao saber que um dos países impulsionadores desta iniciativa, quando ela estava a fraquejar foi PORTUGAL. Nos anos de 1995 e seguintes, quando o país, tinha por 1º Ministro Guterres, que por paixão, tinha a Educação. Recordo que nas ajudas a artistas e meios de comunicação, o nosso Costa colocou como condição de ajuda a defesa da Ideologia de Género. Para ilustrar o meu comentário ao Costa visualizem a primeira página do Expresso. Procure saber mais, visualizando o esperto nestes assuntos, Alberto Bárcena.