Tempo
|
João Ferreira do Amaral
Opinião de João Ferreira do Amaral
A+ / A-

Mudança de política

21 abr, 2023 • Opinião de João Ferreira do Amaral


Como dizia o Senhor de La Palice: só estamos em crise quando estamos em crise, não quando há possibilidade duma crise.

O Governo mudou de política.

Ao aumentar significativamente as pensões de reforma (a que se deverá seguir um “abrir dos cordões à bolsa” no que se refere aos diversos serviços públicos) o Governo deixa (tarde) a sua política de fazer recair os custos da inflação sobre os rendimentos salariais e, parcialmente, sobre as pensões de reforma.

Independentemente do papel que nesta mudança trouxeram as sondagens - questão que não tenho competência para analisar -, o Governo justifica de novo a política que seguiu desde o ano passado até agora com a prudência necessária face à instabilidade política e económica resultante dos efeitos da pandemia e da guerra da Ucrânia.

Sem dúvida que também ajudou a seguir esta política a forma como muita gente, incluindo boa parte dos media começou a falar de crise económica quando não havia crise nenhuma: o crescimento económico continuou, embora com alguma natural desaceleração e os níveis de emprego continuaram a ser satisfatórios.

É certo que na actualidade e nas próximas décadas a economia mundial continuará a ser muito instável e poderá haver crises económicas e políticas muito graves. Mas isso não significa que estejamos sempre em crise. E agora não estamos, mesmo que possamos vir a estar nos próximos tempos. A verdade é que ninguém sabe. E como dizia o Senhor de La Palice: só estamos em crise quando estamos em crise, não quando há possibilidade duma crise.

Não é solução para lidar com esta instabilidade seguir políticas de fortes decréscimos de rendimentos reais, tanto dos trabalhadores como dos pensionistas. Por uma razão óbvia, aliás muito visível agora: reduzir os rendimentos reais cria uma perturbação muito significativa, que junta instabilidade social à instabilidade económica e política.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.