Tempo
|
João Ferreira do Amaral
Opinião de João Ferreira do Amaral
A+ / A-

​Explicações simples

24 fev, 2023 • Opinião de João Ferreira do Amaral


Os economistas, por vezes, com razão ou sem ela, tentam encontrar explicações muito sofisticadas para as crises.

Temos, finalmente, um debate político importante a decorrer e o tema é a política de habitação. Infelizmente, não pelas boas razões: é a crise habitacional que obriga a esse debate, mas pelo menos ficaram para segundo plano os casos e casinhos que na sua maior parte só levam a discussões que fazem esquecer os verdadeiros problemas nacionais.

Nesta nota não vou entrar nesse debate que está em curso. Pretendo apenas chamar a atenção para a causa principal que explica a situação actual.

Os economistas, por vezes, com razão ou sem ela, tentam encontrar explicações muito sofisticadas para as crises.

Neste caso, porém, não me parece que seja necessária uma grande sofisticação. Temos uma crise habitacional principalmente porque se tem construído poucas habitações. Claro que o alojamento local e o custo da habitação têm o seu papel. Mas o aspecto crucial está na fraca construção de habitações.

Evidentemente que a questão seguinte seria: e porque é que temos construído pouco? A resposta também é simples: porque não foi considerado prioritário pela política económica construir mais.

É interessante que a mesma explicação simples (alguns dirão simplória) se pode adiantar para o total da economia, para o facto do nosso crescimento económico pré–pandemia ter sido muito insatisfatório. A resposta é a mesma: porque temos investido pouco. Efectivamente o nosso stock de capital (ou seja o valor dos equipamentos que estão ao serviço da economia) é praticamente igual, hoje, a preços constantes, ao valor que existia em 2008. Como é que nestas circunstâncias poderíamos ter crescido satisfatoriamente? E porque é que investimos pouco? A esta pergunta, se a fizermos para o total da economia já não podemos ter uma resposta simples. A questão institucional sobre objectivos e instrumentos da política económica é aqui fundamental e quando é assim a explicação torna-se muito mais complexa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Augusto Saraiva
    26 fev, 2023 Maia 18:53
    Muito mais simples seria o cumprirem com o que está estipulado no Artigo 65º da Constituição...