Emissão Renascença | Ouvir Online
João Ferreira do Amaral
Opinião de João Ferreira do Amaral
A+ / A-

Mudanças profundas e difíceis

25 nov, 2021 • Opinião de João Ferreira do Amaral


Uma é a reforma da zona euro, mas a outra, tão urgente como esta, está relacionada com a política de imigração.

A União Europeia vai atravessar um período muito difícil nos próximos tempos. Por uma razão: vai ter que mudar profundamente e como sabemos, as mudanças profundas neste espaço europeu são quase sempre complexas e demoradas e deixam um travo amargo porque invariavelmente quando chegam já vêm atrasadas e porque também invariavelmente se traduzem por maior centralismo burocrático na decisão.

Já aqui mencionei uma dessas mudanças que vai ter que acontecer: a reforma da zona euro e, em geral, de toda a governança económica da União. Vai ser extraordinariamente difícil obter a unanimidade para este efeito (já que não vejo possibilidade da mudança acontecer sem uma correspondente alteração dos tratados) e não está sequer garantido que seja possível chegar a um resultado capaz.

Mas há outra mudança tão urgente como esta, que tem a ver com um domínio porventura ainda mais sensível da União: é a política de imigração.

Em Outubro, 12 Estados-membros escreveram uma carta à Comissão exigindo que os fundos europeus financiem barreiras físicas (isto é, muros) nas fronteiras externas terrestres da União para conter a imigração ilegal. Doze países não é pouca coisa: são quase metade dos estados da União.

Esta exigência vai totalmente ao arrepio do que tem sido a visão das instituições europeias sobre a matéria e arrisca criar uma divisão ainda mais profunda entre os estados que hoje constituem a União. E aqui não tenhamos ilusões: vai ser muito fácil fazer demagogia sobre o assunto e portanto não tenho dúvidas que, sobre esta matéria os governos do grupo de doze estados vão ter um forte apoio dos seus respectivos eleitorados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • paz peixoto
    26 nov, 2021 lisboa 17:26
    Espero sinceramente que a opção por "muros" ou qualquer outro entrave à entrada dos infelizes imigrantes na nossa fronteira não seja a do nosso eleitorado, embora a nossa voz seja fraquinha (quase inaudível) a 27