Tempo
|
João Ferreira do Amaral
Opinião de João Ferreira do Amaral
A+ / A-

​Violas no saco

29 jul, 2021 • Opinião de João Ferreira do Amaral


Lamento não ter outras palavras para classificar esta visão da Comissão senão como sendo uma total sandice própria de burocratas de pouca qualificação, a começar pela Presidente.

A Eslovénia, que exerce neste semestre a presidência da União Europeia, solicitou à organização dos Jogos Olímpicos, com o apoio da Comissão Europeia, que os seus atletas fossem autorizados, na cerimónia de abertura, a levar a bandeira da UE juntamente com a sua própria bandeira nacional.

Que a Eslovénia fizesse uma proposta destas compreende-se, uma vez que tem alguns esqueletos no armário que arriscam a tornar a sua presidência bastante polémica, principalmente porque há desconfianças relativas ao cumprimento das condições de um estado de direito. Nada como estar nas boas graças da Comissão para minimizar os estragos.

Que a Comissão tenha alinhado, ou até incentivado tal dislate, não é surpreendente, mas é inaceitável. Decorre da intenção permanente desta Comissão de tentar apagar os estados da cena política europeia e até da afectividade (praticamente a única que tem verdadeiramente relevância no panorama das instituições políticas da Europa) que os cidadãos sentem pelo seu respectivo Estado ou em alguns, casos pela sua nação dentro do Estado. Lamento não ter outras palavras para classificar esta visão da Comissão senão como sendo uma total sandice própria de burocratas de pouca qualificação, a começar pela Presidente.

Numa época em que o mundo em geral e a Europa em particular enfrentam grandes desafios e riscos graves, criar o caos no espaço europeu tentando eliminar a adesão às únicas instituições em que os cidadãos confiam, para transferir poderes e protagonismo para uma burocracia que ninguém respeita é de uma cegueira total.

Felizmente a organização dos Jogos (bem haja!) respondeu com um rotundo “não” ao pedido e Eslovénia e Comissão tiveram que meter as respectivas violas no saco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria da Paz Garcia
    30 jul, 2021 Lisboa 16:49
    "viola no saco" Enós, Portugueses,Julgarmos ser os campeões da burocracia!Quanto à qualidade (ou falta dela) dos comissárioseuropeusela reflete a dos dirigentes europeus. A burocracia é uma boa màscara,
  • Ivo Pestana
    30 jul, 2021 Funchal 16:24
    Hahahahahahaha. Boa.