12 dez, 2024 • Sérgio Costa , João Malheiro
João Duque considera que Donald Trump traz incerteza à evolução das taxas de juro e pensa que o Banco Central Europeu vai passar "a ser mais conservador".
"Essa eleição, com os variados anúncios que ele está a fazer, é provável que tragam alteração à expectativa dos agentes", explica.
O comentador da Renascença realça que 73 analistas, ouvidos pela Reuters, pensam que vai haver uma descida de 0,25%, mas dois acreditam que pode chegar a 0,5%. No entanto, o economista não acredita numa descida tão alta.
Para o especialista, é provável que haja "o anúncio de uma política com moderação nas expectativas", porque, até que "a polítca de Trump assente a poeira, vamos ter de esperar para ver os efeitos".
"Diria que é esperar para o que é a evolução das taxas até ao final de fevereiro. Aí já estará um pouco mais claro", indica.
João Duque comentou, ainda, o projeto do PSD para regular o acesso ao SNS de estrangeiros não-residentes. O comentador da Renascença destaca que há muitos médicos a queixarem-se do chamado turismo de Saúde.
"Temos o caso das gémeas. É um exemplo, mas há muitíssimos mais. É preciso colocar ponto e esclarecimento, não faz sentido estar a pagar impostos para os outros", conclui.