Siga-nos no Whatsapp
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Quem ganha mal, está a ganhar pior ainda
Ouça a opinião de João Duque

João Duque

Pobreza. Quem ganha mal, agora "ganha pior ainda"

17 out, 2024 • Sérgio Costa , João Malheiro


O comentador da Renascença explica que, distribuindo os portugueses por diferentes categorias de rendimento, mais pessoas encontram-se concentradas nas categorias mais baixas.

João Duque refere que a pobreza em Portugal está a aumentar, em parte porque quem ganha mal, agora "ganha ainda pior ainda".

Mulheres com mais de 65 anos estão, junto com rapazes e raparigas menores de 18 anos, consistentemente acima da taxa de risco de pobreza da população geral. Apenas os homens com mais de 65 anos não viram o risco de pobreza aumentar em 2022.

O comentador da Renascença explica que, distribuindo os portugueses por diferentes categorias de rendimento, mais pessoas encontram-se concentradas nas categorias mais baixas.

Para o economista, a política de rendimentos "não está a funcionar", apesar de se notar, "alguma melhoria" em certas categorias, como nos homens acima da idade da reforma.

"Temos de tentar fazer um esforço para puxar estas pessoas, aumentar o rendimento. Para garantirmos que não ficam na pobreza extrema", defende.

O especialista considera, ainda, que descida das taxas de juro também "era uma ajuda, para melhorarmos um bocadinho o rendimento dos portugueses".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.