Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Portugal “tem reduzir a dívida” e cortar apoios pode ajudar

João Duque

Portugal “tem de reduzir a dívida” e cortar apoios pode ajudar

25 mai, 2023 • Sérgio Costa , Cristina Nascimento


Comentador da Renascença olha para as indicações de Bruxelas sobre o fim dos apoios extraordinários concedidos para fazer face ao impacto económico da guerra na Ucrânia.

O comentador da Renascença João Duque reconhece que o fim dos apoios concedidos pelo Estado para enfrentar os impacto económicos da guerra na Ucrânia pode ajudar Portugal a enfrentar o problema da dívida.

"O nosso problema agora não é o défice, não é o desequilíbrio corrente entre as receitas e despesas do Estado, mas é a dívida que acumulámos, nomeadamente ao nível do Estado. É muito, muito elevada e nós temos que reduzir", explica o economista, reconhecendo que para atingir esse objetivo o fim dos apoios recomendado por Bruxelas pode ajudar.

João Duque falou ainda sobre a situação económica da Alemanha que entrou em recessão. O economista explica que "a economia portuguesa está um bocadinho mais afastada do centro da Europa" e, como tal, "somos capazes de sobreviver melhor a esta crise da Alemanha".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.