Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Antecipação da baixa de juros "é pouco provável"

João Duque

Antecipação da baixa de juros "é pouco provável"

23 mai, 2023 • Sérgio Costa , Cristina Nascimento


Comentador da Renascença considera que os bancos estão a facilitar o que podem aos clientes com problemas em pagar créditos, mas estão limitados pela legislação e pelas suas contas.

O economista e comentador da Renascença João Duque considera "pouco provável" uma antecipação da baixa de juros.

"Estas medidas que estão a ser tomadas pelo Banco Central, a subida das taxas de referência que depois impactam na Euribor, normalmente ficam mais estáveis no tempo até que a inflação se mostre completamente debelada", explica o especialista, acrescentando que "isto é como tratar uma doença, só que aqui de outra natureza, e até terem a certeza de que não vai haver um reacendimento desta inflação, vão garantir isso".

A propósito da entrevista do presidente da Associação Portuguesa de Banco, Vitor Bento, à Renascença, na qual afirmou que os bancos estão a fazer o que podem para ajudar os clientes com mais diificuldades, por exemplo, na pagamento do crédito à habitação, questionado sobre se os bancos podem fazer mais, João Duque considera que estão limitados pela legislação e pelas suas contas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.