Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Greve na TAP. “Isso parece um grupo de pessoas muito insensatas”

Joao Duque

Greve na TAP. “Isso parece um grupo de pessoas muito insensatas”

06 dez, 2022 • Olímpia Mairos


Comentador aborda a greve dos tripulantes da TAP e alerta para as consequências da paralisação.

Os tripulantes da TAP anunciaram uma greve para quinta e sexta-feira e a companhia área já foi obrigada a cancelar 360 voos.

Para o comentador d’As Três da Manhã, “isto parece um grupo de pessoas muito insensatas, geridas por outro grupo, também de pessoas bastante insensatas em termos de gestão”.

João Duque argumenta que quando “uma administração anuncia que contrata uma pessoa que é ‘personal trainer’ do marido da presidente do conselho de administração pelos seus dotes na área do imobiliário, depois seguido de um anúncio de compra de quase 80 BMW para pessoal de terra, deixa as pessoas do ar com a ideia de que há dinheiro”.

Depois os trabalhadores “vão pedir, de alguma forma ancorados naquilo que eram as remunerações anteriores e as condições salariais que tinham, e recebem uma resposta muito negativa”.

Neste contexto sinaliza que “os trabalhadores sentem que têm alguma razão”, admitindo que “devem ter alguma razão” para avançar para a greve.

Tendo a TAP um passivo muito pesado, esta greve não será um contributo para voltar a afundar a TAP? João Duque lembra que recentemente foram anunciados “ótimos resultados”, classificando esta política como “um bocadinho quase esquizofrénica”, que depois leva a que “as pessoas, que na prática estão no chamado ‘Core Business’, daquilo que é o negócio da companhia, a aguentar a companhia todos os dias, sintam que têm alguma razão do seu lado e depois caímos nestes extremos”.

O comentador questiona ainda: “quem é o consumidor sensato que vai comprar um bilhete na TAP para voar nesta altura do ano porque sabe que corre o risco de ficar em terra?”

“Agora junte-se a isto a necessidade aparente de vender a companhia. Quem é que vai querer comprar uma companhia que tem o pessoal em pé de guerra? Vai comprar um chamado saco de gatos. Todas estas ações parecem muito pouco sensatas para acabar com um fim bom que não sejam ‘airbus’ ao fundo, usando a expressão aplicada aos porta-aviões”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.