Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Juros podem subir até aos 2% até ao final do ano. “É dramático para quem está endividado”

João Duque

Juros podem continuar a subir. “É dramático para quem está endividado”

27 out, 2022 • Olímpia Mairos


O comentador analisa a mais que provável subida das taxas de juro, esta quinta-feira, por parte do BCE e antevê que até ao fim do ano podemos ter uma subida de 1,25%.

O comentador d’As Três da Manhã considera que a subida das taxas de juro é uma medida clássica de política monetária para fazer face a subidas muito elevadas das taxas de inflação.

“A taxa de inflação também é o resultado de uma política muito generosa, muito expansiva daquilo que foi a política monetária com baixas taxas, com muito dinheiro e barato”, constata.

À inflação junta-se a guerra e João Duque alerta para um outro efeito meramente psicológico, lembrando que em janeiro todos os agentes económicos vão subir as tabelas de preços porque subiram os custos.

À subida da taxa de juro, que se prevê seja decidida esta quinta-feira pelo BCE, deve seguir-se uma outra ainda este ano.

“É muito provável que volte a subir. Para além desta subida, que é expectável na ordem dos 0,75%, termos mais uma subida ainda este ano. É muito possível. É uma subida que depois se estima possa ser um bocadinho menor. Neste momento toda a gente está a falarem 0,25%, mas isto quer dizer que até ao final do ano podemos ter uma subida de 1,25%”, alerta.

A acontecer – sublinha – “isto é dramático para quem está endividado e quem está endividado a taxas de curto prazo, que depois são revistas nos contratos, por exemplo, de empréstimos à habitação e que são revistos ao fim de três, seis meses, um ano”.

Já quanto às medidas anunciadas pelo Governo para as famílias com o crédito à habitação e que estejam em maiores dificuldades, João Duque diz tratar-se de “medidas que tentam mitigar aquilo que são estes efeitos muito fortes”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.