Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
ISP. “Governo podia ter ido um pouco mais longe”

ISP. “Governo podia ter ido um pouco mais longe”

11 abr, 2022 • Olímpia Mairos


O comentador entende que devem ser introduzidas alterações ao Orçamento, tendo em conta que o preço da energia aumentou e há uma guerra em curso.

João Duque considera que o Governo podia ter ido mais longe e baixar ainda mais o imposto sobre os produtos petrolíferos. Segundo o comentador das Três d’Manhã, o “ISP não acaba, quer dizer que ainda há mais folga para descer e podia ter feito isto também há mais tempo”.

“Nesse aspeto, o Governo podia fazer mais, é sempre possível fazer, em vez de 60 euros, entregar 80 euros. “isto é, tem que também haver aqui alguma razoabilidade”, argumenta, assinalando desconhecer a justificação técnica para os 60 euros.

O comentador sublinha ainda que “o Governo podia ter ido um pouco mais longe”, mas, sobretudo, “podia ir há mais tempo”.

Esta segunda-feira está a ser apresentado aos partidos e aos parceiros sociais o Orçamento. João Duque defende que devem ser introduzidas alterações face ao que foi apresentado por António Costa, aquando do debate eleitoral com Rui Rio.

O comentador conta que encontrou há dias o ministro das Finanças num restaurante e que ambos trocaram palavras breves que o deixaram confiante.

“Disse-me uma coisa que me deixou confiante. ‘Já muita coisa mudou, desde esse tal Orçamento’ e eu brinquei com ele e, portanto, está consciente de que a inflação aumentou imenso e a energia aumentou imenso e, portanto, há uma guerra que está em curso e há pessoas que estão nitidamente mais afetadas do que outras no panorama português”.

É natural que o Governo venha a fazer essas alterações para cobrir exatamente uma alteração profunda de expectativas. O preço do petróleo alterou-se e esse preço é fundamental, porque tem um impacto grande no desenvolvimento da economia portuguesa”, diz.

João Duque acrescenta ainda que “o mercado exportador, para onde a maior parte das nossas mercadorias estão dirigidas, que é a União Europeia, está alterado e, portanto, espera que o Governo “faça algumas alterações e que sejam sensíveis”.

Já quanto às críticas do ex-presidente da República Cavaco Silva, que esta segunda-feira, num artigo do Público, afirmava que António Costa e os seus governos têm pouca coragem política para fazer crescer a economia, o comentador concorda e dá como exemplo a “alteração fiscal profunda” feita por Cavaco, entre os anos 86 e 88.

“Ele conseguiu introduzir o IVA e alterou os impostos sobre o rendimento, criando o IRS e o IRC. Quem faz isto em dois anos e olha para um governante que está há seis anos no Governo e que não mexe na estrutura fiscal, acho que tem alguma razão para poder chamar de pouca coragem política”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.