Tempo
|
João Duque n´As Três da Manhã
Segundas e sextas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
“Sanções não conseguem bloquear totalmente a Rússia”

João Duque

“Sanções não conseguem bloquear totalmente a Rússia”

01 abr, 2022 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentador analisa valorização recente do rublo, a situação económica da Rússia e a relação comercial com vários parceiros internacionais.

O comentador João Duque considera que as sanções económicas à Rússia não estão a ter o resultado pretendido.

"As sanções não conseguem fazer aquilo que inicialmente se pretendia que era bloquear totalmente a Rússia", disse o economista no espaço de opinião do programa "Três da Manhã".

Explica que "um ano antes de começar a guerra, a Rússia tinha o correspondente a reservas em moeda estrangeira a 19 meses das suas importações, estavam muito confortáveis", mas que, apesar de alguns congelamentos, ainda terão alguma margem de manobra.

"Vamos ter que esperar para olhar com mais frieza, ver se a guerra acaba por ter ou não efeitos efetivos sobre a capacidade da Rússia sobreviver", rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.