Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Hospitais precisam de liberdade e responsabilidade

João Duque

Hospitais precisam de liberdade e responsabilidade

28 jan, 2022 • Marta Grosso


João Duque comenta o estado da Saúde em Portugal e aponta o caminho que considera adequado para melhorar a situação.

É preciso uma melhor gestão, “o que passa por responsabilizar as pessoas, transferindo-lhes deveres, com remuneração adicional e flexibilidade”, defende João Duque, para quem o quadro atual “não estimula ninguém”.

Havendo liberdade nas unidades de saúde permitirá também “dar estímulos individuais”, o que é muito importante. “Pretende-se que todos possam melhorar com liberdade e responsabilidade”, resume.

O comentador d’As Três da Manhã lembra ainda que é na idade mais avançada que há maior despesa com saúde, seja da parte das pessoas seja do Estado, e a população portuguesa está a envelhecer.

Há, pois, que fazer bem as contas para depois não se ter uma despesa excessiva. João Duque sublinha ainda a importância da prevenção, realçando que “os principais medicamentos [na idade avançada] são para doenças que podem ser controláveis, nomeadamente com atividade física”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.