Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Regras para regresso às aulas e burocracia pouco clara - 06/05/2020

J. Lucas Pires

Regresso às aulas é “ensaio em grande escala para pós-verão”

06 mai, 2020 • Marta Grosso , Anabela Góis (moderação do debate)


Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo comentam as regras conhecidas para o regresso às aulas presenciais, no dia 18 de maio, e a polémica com os contratos públicos.

“Acho que vai acontecer um ensaio em grande escala para o regresso pós-verão”, afirma Jacinto Lucas Pires na Renascença, a propósito das regras definidas para o regresso às aulas presenciais para o 11.º e o 12.º ano.

O comentador vê com bons olhos o plano apresentado pelo Governo, mas deixa um alerta: “os professores, os funcionários e os alunos não podem ser cobaias da sociedade como um todo. Têm de estar garantidas todas as medidas e procedimentos para que haja segurança neste regresso às aulas” e “estas regras possam ser, de facto, implementadas”.

Henrique Raposo, por seu lado, deixa uma mensagem aos pais: “não devem ter medo de enviar os filhos para a escola, porque as crianças, os bebés e os adolescentes não estão no grupo de risco”.

Os dois comentadores do programa As Três da Manhã comentaram ainda a questão da burocracia (ou facilitismo) ligada aos contratos públicos em tempo de pandemia. Segundo a imprensa, já foram gastos 88 milhões em ajustes diretos.

“Não é aceitável”, diz Jacinto Lucas Pires. “Percebo que para as compras urgentes haja um regime excecional, mas opacidade não é aceitável”, acrescenta, sublinhando que a “transparência no uso dos dinheiros públicos e a prestação de contas são princípios essenciais num Estado de Direito Democrático”.

Henrique Raposo alinha pelo mesmo diapasão de reforça: “temos de atravessar esta crise enquanto democracia e enquanto república. Não deixamos de ter os nossos valores e critérios só porque estamos no meio de uma peste. Esses valores são mais importantes do que tudo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.