Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Legionella - 20/11/2019

H. Raposo

Justiça portuguesa tem “escala temporal chinesa onde tudo se mede em décadas”

20 nov, 2019 • Redação


Comentário surge a propósito do início da fase de instrução do caso relacionado com o surte de legionella em Vila Franca de Xira que resultou na morte de 12 pessoas e afetou mais de 400.

O comentador da Renascença Henrique Raposo lamenta que a justiça portuguesa mantenha “uma escala temporal chinesa onde tudo se mede em décadas ou séculos”.

O comentário surge a propósito do início da fase de instrução do caso relacionado com o surto de legionella que, há cinco anos, matou 12 pessoas e afetou mais de 400.

Uma vez iniciado a fase de instrução, Henrique Raposo espera que o processo decorra de tal forma que dê algum conforto às pessoas que moram na zona.

“Há uma sensação de desamparo e desespero”, diz Raposo.

“Nunca há culpados, o Estado não se responsabiliza, as empresas não se responsabilizam, há uma sensação de desamparo que, cruzando com a pobreza, cria a um caldo muito propício a um resultado eleitoral chato, para quem acredita na democracia”, acrescenta.

Na mesma linha, Jacinto Lucas Pires lembra a responsabilidade do Estado em garantir “o sentido de segurança e bem-estar que o país merece ter”.

“É fácil criar-se uma sensação de insegurança de que não há regras, que as regras não são cumpridas quando elas existem e isso é uma doença não só para a democracia, mas par aa vida normal das pessoas para o bem-estar coletivo”, afirma o escritor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.