Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Salário mínimo e gestão dos rios ibéricos - 06/11/2019

Lucas Pires/H. Raposo

Salário mínimo. Justiça ou consequência?

06 nov, 2019


Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo debatem nesta quarta-feira a questão do salário mínimo nacional e a polémica da gestão da água dos rios ibéricos.

No dia em que começa a discussão, em sede de concertação social, sobre o salário mínimo nacional, Henrique Raposo e Jacinto Lucas Pires mostram diferentes visões sobre o tema: se para um é uma questão de justiça, para outro trata-se de uma consequência da produtividade.

“O salário, antes de ser um direito, é uma consequência da produção e da produtividade do país”, defende Henrique Raposo. “Só há aumento do salário mínimo e do salário médio se houver produção de riqueza e a riqueza não se decreta. Se fazes palitos ou t-shirts e não telemóveis, não podes ter salários bons”, sustenta.

Jacinto Lucas Pires tem uma posição diferente e considera que se trata de uma questão de justiça. “Tem de haver mínimos”.

Nesse sentido, Lucas Pires considera os 750 euros defendidos pelo Governo uma meta “pouco ambiciosa, porque quer dizer que acham que o país, daqui a quatro anos, vai estar um pouco como agora. Acho que é pouco em termos de ambição coletiva e de justiça entre todos”, defende.

No que toca ao outro assunto sobre a mesa – a gestão que Espanha faz da água dos rios ibéricos, os dois comentadores mostram-se mais alinhados e criticam a passividade dos últimos governos.

“As nossas cimeiras com Espanha só deviam ter três temas: água, água e água”, afirma Henrique Raposo.

Jacinto Lucas Pires diz que, “enquanto não tivermos uma regra de um caudal contínuo que seja realmente fiscalizado, vamos estar sempre mal, porque Espanha pode abrir em setembro ou agosto quando lhe der jeito, a água toda correspondente ao ano inteiro e depois a média bate certo, mas nós ficamos sem água grande parte do ano”.

“O ambiente não é para estarmos com politiquices, o ambiente é de todos, a Península Ibérica é de todos”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Inês Sequeira
    06 nov, 2019 Matosinhos 22:07
    Boa noite , venho por este meio lamentar os comentários feitos na emissão da manhã de hoje .Passo a transcrever:"O salário, antes de ser um direito, é uma consequência da produção e da produtividade do país”, defende Henrique Raposo. “Só há aumento do salário mínimo e do salário médio se houver produção de riqueza e a riqueza não se decreta. Se fazes palitos ou t-shirts e não telemóveis, não podes ter salários bons”, sustenta. Lamento que uma rádio dê tempo de antena a uma pessoa mal formada ,que acha que a Economia do nosso Pais vai avançar só com profissionais das novas tecnologias.