Siga-nos no Whatsapp
Henrique Raposo n´As Três da Manhã
Segundas e sexta-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
TVDE para só mulheres. Segregação ou proteção?

Henrique Raposo

TDVE só para mulheres é "segregação" ou resposta ao "machismo boçal"?

02 dez, 2024 • Sérgio Costa , Cristina Nascimento


Comentador da Renascença diz ter dúvidas sobre um serviço que faz distinção entre homens e mulheres. “Vai no caminho da segregação”, afirma, ao mesmo tempo que reconhece que uma rapariga não quer entrar num táxi “e, de repente, estar no século XIX”.

O comentador da Renascença Henrique Raposo diz "ter dúvidas" sobre a existência de um serviço TVDE exclusivo para mulheres.

Raposo considera que este tipo de lógica vai "no caminho da segregação e não da igualdade", lembrando que, por exemplo, no Irão, as mulheres lutam "para serem condutoras de táxis normais, querem acabar com a segregação ou com um apartheid de género".

Por outro lado, Raposo defende que o discurso do Chega e "a relegitimação do machismo boçal sem qualquer tipo de filtros", leva a que uma rapariga, "que está no século XXI", e "quando entra num táxi, de repente, está no século XIX".

"Eu percebo uma rapariga que quer entrar num táxi para e não quer estar a ouvir piropos, porque nesta cultura de Internet, onde este machismo boçal onde tudo é permitido, eles acham que ser homem é dizer o que lhes passa pela cabeça", reforça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Timbo Caspite
    04 dez, 2024 Lisboa 11:34
    Esta reportagem está mesmo a falhar no contexto histórico, pois a maioria dos motoristas de aplicativos mal falam o português e sabe-se lá como conseguira a licença de TVDE. Assédio de qualquer natureza é crime e deve ser punido com o rigor da lei. Portugal está a esconder uma crise por conta da imigração ilegal e espertalhões estão a se beneficiar pela máfia criada sobre os serviços de motoristas de aplicativos. Destes TVDEs quantos são donos dos prórios carros que dirigem? Quem são os donos? Por que tem gente que aluga carros para que outros os dirijam como TVDE? Isto é um negócio lícito? Qual autoriza um estrangeiro que não sabe o português ser aprovado num exame para poder se tornar um motorista de aplicativos cá em Portugal?