Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Raposo n´As Três da Manhã
Segundas e sexta-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Marcelo Recebo de Sousa está “a tentar desvalorizar o assunto” dos abusos sexuais na Igreja

Henrique Raposo

Abusos na Igreja. "Nós, católicos, temos que limpar a casa de uma vez por todas"

12 out, 2022 • Olímpia Mairos


Assumindo-se como católico, o comentador quer se fale dos abusos de “maneira absolutamente transparente”.

O comentador d’As Três da Manhã diz-se “muito envergonhado com o que se está a passar e com a posição de Marcelo Rebelo de Sousa em relação à questão dos abusos na Igreja”.

O Presidente da República disse, na terça-feira, não estar surpreendido com o balanço feito nesse dia pela Comissão Independente que investiga as denúncias de abusos sexuais na Igreja Católica. E considerou que o número de casos contabilizados em Portugal “não é particularmente elevado”, na comparação com países em que houve mais abusos reportados num mais curto espaço de tempo.

“As declarações imbecis de ontem, não têm outra palavra são imbecis de qualquer ponto de vista, não apareceram por acaso, têm um contexto e o contexto é este: Marcelo Rebelo de Sousa está há vários meses a tentar desvalorizar o assunto, enquanto pessoas na Igreja querem abrir as portas para se falar com transparência, para se limpar a casa de uma vez por todas. Marcelo está do lado oposto e está a tentar pôr paninhos quentes no assunto”, atira.

Assumindo-se como católico, com as filhas num centro paroquial, Henrique Raposo quer que se fale dos abusos de “maneira absolutamente transparente”.

“Nós, católicos, temos que limpar a casa de uma vez por todas e o que Marcelo Rebelo de Sousa fez, como católico e como Presidente, não ajudou absolutamente nada”, atira.

O comentador conclui que o Presidente da República “fala demais e é apanhado muitas vezes na curva”.

“Sempre foi assim. Só que agora estamos a chegar a um momento na nossa história coletiva, onde há crise, as coisas são mais difíceis e há este tema ultra delicado dos abusos da Igreja, onde está a meter a ‘pata na poça’ e as coisas notam-se mais”, acrescenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    13 out, 2022 Madeira 11:40
    Impossível, o Google não permite.
  • Ivo Pestana
    12 out, 2022 Madeira 13:53
    Muitos não se queixam, por diversos motivos e apagar o que vem no digital, impossível. Basta clicar no crime e aparecem estes casos... Existem nódoas que ficam para sempre...nunca deveriam ter acontecido e iludir os fiéis é um erro, não somos tolos e Deus não nos quer, como tal.