Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Raposo n´As Três da Manhã
Segundas e sexta-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
“Governo está a resolver a jusante, com uma medida autoritária, aquilo que não consegue resolver a montante”

Henrique Raposo

“Governo está a resolver a jusante, com uma medida autoritária, aquilo que não consegue resolver a montante”

13 jul, 2022 • Olímpia Mairos


O comentador analisa a Situação de Contingência decretada pelo Governo para fazer face à onda de calor e evitar incêndios.

Apesar de assumir que fica um “pouco assustado quando o Estado decreta estados de contingência, estados de emergência”, o comentador d’As Três da Manhã admite que o Governo fez bem ao decretar Situação de Contingência para fazer face à onda de calor e evitar incêndios.

“Neste caso, parece-me, mais uma vez, o Governo a resolver a jusante, com uma medida autoritária, aquilo que não consegue resolver a montante”, diz Henrique Raposo, admitindo, no entanto, a importância da medida “tendo em conta o que se passou em 2017”.

“Dou esses trocos ao Governo”, afirma, defendendo que o que é importante é “resolver o que está a montante”.

E no seu entender, tudo está relacionado “com o divórcio absurdo entre nós, os citadinos, as grandes cidades e a nossa província, o campo”, sugerindo a mudança de políticas.

“Por exemplo, porque continuamos a dar subsídios à indústria do leite, às vacas leiteiras que não precisam?”, questiona.

Segundo Henrique Raposo, “a indústria do leite tem o seu mercado, não precisa de subsídios” e sugere “retirar esse dinheiro, que é público, que é um subsídio, e desviá-lo para a velha pastorícia, ou seja, para os pastores de cabras, ovelhas que são os grandes sapadores”.

“Um rebanho simples de cabras e de ovelhas limpa muito mais terrenos do que uma equipa de sapadores profissionais”, exemplifica.

Insistindo que o problema dos incêndios tem que ser resolvido a montante, o comentador admite que após os grandes incêndios de 2017 mudou “a perceção de risco e a ativação deste estado de emergência resulta disso mesmo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.