Tempo
|
Henrique Raposo n´As Três da Manhã
Segundas e sexta-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
“Corremos o risco salvar o planeta e perder a democracia para a extrema-direita”

Henrique Raposo

“Corremos o risco salvar o planeta e perder a democracia para a extrema-direita”

29 jun, 2022 • Olímpia Mairos


Comentador analisa o plano, aprovado pelos 27, que impede a venda de novos veículos movidos a gasóleo ou a gasolina a partir de 2035.

O comentador d’As Três da Manhã concorda com a proposta portuguesa de adiar para 2040 o plano que impede a venda de novos veículos a gasóleo ou a gasolina.

Os 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram um plano que impede a venda de novos veículos movidos a gasóleo ou a gasolina a partir de 2035.

Henrique Raposo alerta que quem vai pagar os custos da medida são as famílias que já estão apertadas.

“Nós corremos o risco salvar o planeta e perder a democracia para a extrema-direita”, alerta, dando como exemplo a revolta popular, em França, quando Macron cortou aos impostos sobre gasóleo.

“Foi, obviamente, uma revolta popular que tinha um fundo justo, mas foi imediatamente aproveitada pela extrema-direita”, assinala.

Além disso, refere que tem sérias dúvidas de que o carro elétrico seja mais ecológico que o carro a gasolina.

“No stand com zero quilómetros, o carro elétrico já polui mais do que o a gasolina, porque é mais difícil de fazer e é um desastre ambiental do qual não se fala que são as minas”, diz, acrescentando que “as minas de cobalto, no Congo, são um desastre ambiental e humanitário” pois “tem crianças escravas a trabalhar lá”.

Henrique Raposo sinaliza ainda um outro problema a jusante e que se prende com as baterias.

“O que fazemos a tantas baterias?”, questiona, concluindo que “vamos contaminar o solo e a água com as baterias”.

Uma outra contradição apontada pelo comentador prende-se com o facto de existirem atualmente carros elétricos alimentados a centrais de carvão.

O comentador diz também não perceber o combate que se faz aos carros quando estamos cercados por navios, paquetes e aviões que poluem muito mais.

“Não bate a bota com a perdigota”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao F
    30 jun, 2022 Abrantes 11:46
    Henrique Raposo mostra algumas preocupações importantes, mas elas devem ser não um motivo para parar o progresso, mas sim para resolvê-las. O modelo atual de combustíveis a base em petróleo e etanol não é sustentável - e tem que ser mudado. Não fazer nada agora vai piorar a situação em um futuro próximo. A política e secundária se a qualidade de vida está comprometida - e isso vai acontecer quando o stock de petróleo e gás forem limitados,ou se o ambiente deteriorar-se de forma extrema. O objetivo de banir carros a combustíveis até 2035 e muito ambicioso (talvez demasiado). Mas alguns dos problemas atuais com os carros elétricos podem ser resolvidos até lá. A tecnologia e os meios vao evoluir para tornar estes veículos mais económicos, eficientes, e com menos desperdício. O que tem que evoluir e a forma como a eletricidade é gerada! Mais energias renováveis, e isso irá resolver 2 problemas. Temos 13 anos para resolver estas preocupações, e agora os incentivos para acelerar a transição. Comparar a poluição gerada entre automóveis, aviões e navios e algo infantil. Há 1.4 mil milhões de carros , 23 mil aviões e 50 mil navios em serviço. São 60mil carros para um avião, ou 28 mil para um navio!