Tempo
|
Henrique Raposo n´As Três da Manhã
Quartas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Cultura. “Democracia não conseguiu recuperar atraso que trazíamos”

Henrique Raposo

Cultura. “Democracia não conseguiu recuperar atraso que trazíamos”

16 fev, 2022 • Marta Grosso


Henrique Raposo comenta os hábitos culturais dos portugueses, de acordo com o retrato feito pela Universidade de Lisboa, a pedido da Fundação Gulbenkian.

“Há um fracasso geracional da democracia, porque não conseguimos recuperar o atraso que trazíamos de trás”, defende Henrique Raposo a propósito do estudo divulgado nesta quarta-feira, segundo o qual a maioria dos portugueses não lê livros nem jornais.

O problema começa na escola, defende o comentador d’As Três da Manhã, dando razão a Miguel Esteves Cardoso quando, também na Renascença, disse que o ensino da língua nas escolas portuguesas parece que é feito para que as pessoas não gostem de ler.

O problema não está nos professores, diz Henrique Raposo, mas no currículo: “a maneira como se dá a língua leva a que as crianças não gostem de ler”.

“Para mim, a leitura é a base de tudo”, defende ainda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.