Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Raposo n´As Três da Manhã
Segundas e sexta-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Direitos Digitais. “Eu tenho direito a dizer que o Sol gira à volta da Terra” - Henrique Raposo

Henrique Raposo n' As Três da Manhã

Carta dos Direitos Digitais. “Eu tenho direito a dizer que o Sol gira à volta da Terra”

02 jun, 2021 • Marta Grosso


Henrique Raposo comenta a polémica Carta dos Direitos Humanos na Era Digital e lembra que “a verdade factual na própria ciência é muito difícil” – “vimos isso na pandemia”.

Ser o Estado a controlar o discurso dos cidadãos “tem um nome, que é ditadura”, diz o comentador d’As Três da Manhã, para quem a Carta dos Direitos Digitais (e, sobretudo, o seu n.º 6), “não faz absolutamente sentido nenhum”.

“Quem faz o ‘fact-checking’ na sociedade são os jornalistas e o meu papel como intelectual, comentador, escritor, jornalista ‘tout cour’ é desafiar a verdade oficial”, sublinha.

“Eu tenho direito de dizer que o Sol gira à volta da Terra. Tenho esse direito e ninguém mo pode tirar. O que eu não posso fazer é usar a minha expressão para dizer que vou bater em todas as pessoas que acham que é ao contrário”, sublinha Henrique Raposo.

“Há uma diferença entre liberdade de opinião e a ação. E quando insultas e instigas à violência já é uma ação. Esta é a única divisória que o Estado pode fazer”, reforça, lamentando que só tenha dado pela Carta dos Direitos Digitais esta semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    03 jun, 2021 Madeira 21:07
    Também um senhor da sic diz que Marte não é avermelhado e tem verde, azul e branco, sabe através de cientistas amadores. Logo também tenho a liberdade de dizer, que quem quer ser burro, que seja. Já não há pachorra para esta gente...quanto mais estudam menos sabem. Sr Henrique não vá por esse caminho.