Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Monteiro n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
“Estatuto dos deputados é uma floresta de enganos”

Henrique Monteiro

“Estatuto dos deputados é uma floresta de enganos”

14 jul, 2022 • Olímpia Mairos


O comentador analisa a passagem de João Matos Fernandes, antigo ministro do Ambiente, para o papel de consultor do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados.

O comentador d’As Três da Manhã considera que o requerimento que a Iniciativa Liberal vai apresentar à Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, no sentido de esta se pronunciar sobre a legitimidade da ida de Matos Fernandes para a Abreu Advogados não vai dar em nada.

“Sinceramente, todo aquele estatuto dos deputados, para mim é uma floresta de enganos”, diz, exemplificando com o caso da deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua.

“Aquilo é tudo uma coisa, mas ela dos jornais pode receber, mas da televisão não faz sentido e, portanto, não se percebe nada, acho que é de propósito, que é baralhado, que é para não ninguém perceber nada”, atira.

A passagem de João Matos Fernandes, antigo ministro do Ambiente, para o papel de consultor do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados é mais um exemplo das polémicas “portas giratórias”.

Segundo o comentador, “legalmente não deve haver” conflitos de interesses, mas já em termos de ética coloca algumas reticências.

Citando o vice-presidente da Frente Cívica João Paulo Batalha, Henrique Monteiro diz que “não se pode estranhar o facto de haver essa promiscuidade entre o interesse público e privado porque não há legislação nenhuma clara sobre isso”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.