Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Monteiro n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Eleitores fantasma. “Isto só se resolve com outro sistema de voto”

Eleitores fantasma. “Isto só se resolve com outro sistema de voto”

27 jan, 2022 • Marta Grosso


Henrique Monteiro comenta o número elevado de eleitores que não existem ou já não votam cá e que ultrapassa o milhão.

“Só se resolve com um sistema completamente de voto e até eleitoral”, defende Henrique Monteiro, adiantando que essa reforma é possível “sem mudar a Constituição”, mas nunca nenhum partido o faz, mesmo que venha dizer que concorda.

O comentador d’As Três da Manhã defende ainda a introdução do voto eletrónico, “uma realidade em muitos países que já resolvia a questão dos que estão longe” e já não vivem em Portugal – porque essas pessoas têm de votar nos consulados, que podem ficar a 400 quilómetros do local onde vivem.

Ressalvando que só um Estado totalitário poderia saber o que aconteceu a todas as pessoas do país, Henrique Monteiro considera que, no que diz respeito aos 1925 eleitores com mais de 105 anos, talvez fosse possível perceber se ainda existem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.