Tempo
|
Henrique Monteiro n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Rússia/Ucrânia. “No tempo da Guerra Fria era mais fácil”

Henrique Monteiro

Rússia/Ucrânia. “No tempo da Guerra Fria era mais fácil”

02 dez, 2021 • João Cunha , Marta Grosso


A tensão crescente entre a NATO e a Rússia por causa da Ucrânia é o tema do comentário de Henrique Monteiro nesta quinta-feira.

A NATO é impotente contra as intenções da Rússia, que parece não abdicar de ter a Ucrânia de volta ao seu território “ou, pelo menos, uma boa parte da Ucrânia”.

“O secretário-geral reconhece que a NATO como organização não tem meios para impor sanções”, lembra Henrique Monteiro.

“Os países da NATO são praticamente 50% do PIB do mundo, têm uma força enorme para impor sanções à Rússia, mas na verdade também não se entendem”, acrescenta o comentador d’As Três da Manhã, recordando as palavras do Presidente francês, segundo o qual “a NATO está em morte cerebral”.

Resumindo, “isto é tudo mais confuso do que no tempo da Guerra Fria, em que havia dois blocos e a Europa sabia em que bloco é que estava. Era mais fácil”.

E, na opinião de Henrique Monteiro, “a vitória de Scholz na Alemanha não veio simplificar” as coisas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.