Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Monteiro n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Envio de militares europeus para Cabo Delgado - Henrique Monteiro

Henrique Monteiro

Fantasma do colonialismo tem atrasado envio de militares para Cabo Delgado ​

10 mai, 2021


Comentador da Renascença analisa situação da região moçambicana e envio de militares europeus para o local.

O comentador da Renascença Henrique Monteiro considera que receios relacionados com o colonialismo têm atrasado a abertura do Governo moçambicano para acolher forças militares portuguesas e europeias que possam ajudar a resolver a situação de Cabo Delgado.

"É um dos problemas de Moçambique", diz o comentador. "Filipe Nyusi, presidente de Moçambique, mais do que recear o problema do colonialismo, que obviamente não existe, receia que lhe atirem que ele está a convidar os colonialistas para defender Moçambique, pondo em causa a luta de libertação".

O comentário foi feito na sequência da entrevista concedida à Renascença pelo Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança. Nestas declarações Josep Borrell revela que força europeia poderá começar com a participação de 200 a 300 militares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.