Tempo
|
Graça Franco n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Crise de combustíveis no Reino Unido. “Brexit foi mal calculado” - Graça Franco

Graça Franco

Crise de combustíveis no Reino Unido. “Brexit foi mal calculado”

28 set, 2021 • Marta Grosso


Graça Franco comenta a escassez de camionistas que está a levar o Reino Unido à falta de combustíveis e alimentos.

O problema pode escalar para o resto da Europa, alerta a comentadora d’As Três da Manhã.

“Podemos ter consequências daquilo a que se chama a espiral inflacionista” e “estar a cair naquilo que foi um bocadinho a morte da economia japonesa: abrandamento do crescimento acompanhado de uma subida de preço, ou seja, a estagleflação”, alerta.

Na opinião de Graça Franco, “o Brexit foi mal calculado”, pois “quando os britânicos quiseram ser autossuficientes nas suas decisões esqueceram-se de prever que já eram dependentes do mundo e muito dependentes da Europa”.

“O problema é que, em países com certo grau de desenvolvimento, as pessoas não querem fazer certo tipo de trabalhos”. O mesmo aconteceu em Portugal em 2019: “foram contratados, entre brasileiros e venezuelanos, mais de dois mil motoristas de pesados”, lembra a especialista em assuntos económicos, sublinhando que a situação que o Reino Unido está agora a viver “não é só uma questão britânica, mas de toda a Europa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.