Tempo
|
Graça Franco n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Aumentos da eletricidade afetam familias e empresas

Opinião de Graça Franco

​Aumento da eletricidade terá impacto “dramático” na agricultura

16 set, 2021 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentadora explica que aumento do preço da luz vai fazer disparar os custos da rega e diz que produtos agrícolas nacionais vão ficar ainda mais caros do que os concorrentes espanhóis, que são financeiramente apoiados pelo Governo.

A comentadora da Renascença Graça Franco receia que os anunciados novos aumentos da eletricidade vão ter um impaco o"dramático" em vários setores, entre os quais a agricultura.

No espaço de comentário no programa "As Três da Manhã", Graça Franco explica que, neste setor, a subida destes preços vai fazer "aumentar brutalmente o preço da rega". Consequentemente, aumentando os preços de produção, aumenta o preço final dos produtos, ficando os produtos portugueses em desvantagem face, por exemplo, aos espanhóis.

Este é o segundo aumento extraordinário das tarifas de eletricidade no mesmo anos. Estas subidas estão relacionadas com a necessidade de reduzir o défice tarifário, ou seja, aquilo que foi dado ao longos dos anos para compensar aquilo que é o preço real da eletricidade e aquilo que era o preço das tarifas de eletricidade.

Este défice tarifário "tem de ser reduzido, tem que se aproximar da realidade", explica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    17 set, 2021 Porto 09:28
    Os impostos mal pagam as ajudas sociais, quanto mais os serviços, é esta a ideia que tenho, sem base de fundamento, o que realmente paga os serviços são os metros que se percorre de transportes a combustível fóssil, e está bem assim, o carro marca uma idade, os transportes a eletricidade são amigos do ambiente e inimigos do povo, pois vai recair sobre a eletricidade o luxo e ele não tem dinheiro para o pagar.