Siga-nos no Whatsapp
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Uma nação de emigrantes

30 ago, 2024 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


As remessas de emigrantes têm subido, atingindo níveis muito significativos. É surpreendente que agora se fale tanto de imigração, ignorando que o nosso país é uma nação de emigrantes.

Os emigrantes portugueses enviaram para o país em 2023 quase 4 mil milhões de euros. No primeiro semestre do corrente ano as remessas de emigrantes subiram 7% em relação ao período homólogo do ano passado. Quanto ao dinheiro enviado de Portugal pelos imigrantes, para os seus países de origem, quedou-se pelos 570 milhões de euros em 2023.

Este importante contributo para o equilíbrio das contas externas de Portugal não é um fenómeno recente. No século XIX e primeiras décadas do séc. XX a emigração para o Brasil trouxe muito dinheiro para o nosso país – e também, em certos momentos, alguns problemas financeiros quando este fluxo de dinheiro era travado por alterações cambiais ou outras.

Na segunda metade do século XX a emigração portuguesa foi sobretudo dirigida para França e para outros países europeus. Atualmente mais de metade do dinheiro remetido para o nosso país pelos emigrantes provém de França, Suíça e Reino Unido.

Muitos desses emigrantes estiveram em Portugal a passar férias, neste mês de agosto, que está a terminar. E assim conseguiram trazer alguma animação ao despovoado interior português.

É surpreendente que agora se fale tanto de imigração, ignorando que o nosso país é uma nação de emigrantes. Como se milhões de portugueses não tivessem passado, durante muitas décadas, as dificuldades próprias de quem sai da pátria em busca de melhores condições de vida e de trabalho.

Quem não se esquece de Portugal são os que vivem no estrangeiro e enviam para aqueles que por cá ficaram quantias muito significativas. Até por respeito pelos nossos emigrantes temos a obrigação moral de tratar bem os imigrantes, que entre nós permitem que hoje funcionem inúmeras atividades, da agricultura ao turismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.