Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Um encontro de ditadores

20 mar, 2023 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A cooperação russo-chinesa é do interesse de ambas as partes. Mas estas não têm igual peso - a China é o parceiro dominante. Xi Jinping chega a Moscovo depois de um êxito da China: o acordo entre a Arábia Saudita e o Irão, mediado pela China e assinado em Pequim.

O presidente da China. Xi Jinping, e o presidente da Rússia, Putin, encontram-se em Moscovo. Os dois ditadores terão ocasião de reafirmar a sua “amizade sem limites” que proclamaram em setembro passado.

A cooperação russo-chinesa é do interesse de ambas as partes. Mas estas não têm igual peso – a China é o parceiro dominante.

Os dirigentes chineses nunca compreenderam o colapso do comunismo soviético e procuram evitar que a ditadura de Putin lhe siga os passos. A invasão russa da Ucrânia agrada a Pequim porque pode enfraquecer o rival estratégico, os Estados Unidos. Por outro lado, a falta de respeito da Rússia pela soberania territorial da Ucrânia incomoda a China por causa de Taiwan.

Agora, enquanto a Rússia se fecha num certo isolamento internacional, a China pretende desempenhar um papel destacado na cena mundial. Xi Jinping chega a Moscovo dias depois de um assinável êxito internacional da China: o acordo entre a Arábia Saudita e o Irão, mediado pela China e assinado em Pequim.

A Arábia Saudita e o Irão, rivais históricos, estavam desde 2016 sem relações diplomáticas. A China não dá importância a violações de direitos humanos (que não faltam naqueles dois países do Médio Oriente), o que facilita o relacionamento com dirigentes sauditas e iranianos. A China interessa-se pelo petróleo.

Este acordo Arábia Saudita-Irão é um golpe na posição americana no Médio Oriente e uma ameaça a Israel. Melhora a imagem internacional da China. E não está excluído um encontro próximo entre Xi Jinping e Zelensky.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.