Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Protestos continuam no Irão

14 dez, 2022 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Apesar de uma brutal repressão, não cessam as manifestações no Irão, reclamando liberdade. A probabilidade de aquele país obter armas nucleares aumenta as preocupações dos países vizinhos.

Na segunda-feira passada, a Renascença noticiou que o Irão executou o segundo preso detido na onda de protestos antigovernamentais que se regista em inúmeros locais daquele país. A primeira execução acontecera cinco dias antes.

As mortes de manifestantes pela polícia iraniana são muitas mais, estimando-se que ultrapassem largamente a centena. A repressão contra os manifestantes no Irão inclui também espancamentos e alegadas violações de raparigas e mulheres.

Perante a brutalidade da repressão, é notável que os protestos continuem – praticamente não passa um dia sem que protestos reúnam manifestantes numa qualquer localidade do Irão.

As autoridades iranianas (políticas e religiosas, pois naquela teocracia elas coincidem) alegam que por trás dos protestos estarão governos estrangeiros. Mas não apresentaram quaisquer provas desse pretenso envolvimento externo.

A revolta das iranianas e de uma parte dos iranianos é uma luta contra a opressão e pela liberdade, o que só alcançarão com uma mudança do regime teocrático que vigora no Irão desde há 43 anos, com a autodenominada República Islâmica.

A notícia de que a “polícia da moralidade” tinha sido suspensa ainda não foi confirmada. Entretanto, muitas mulheres deixaram de usar o véu islâmico, que é considerado um símbolo do regime. Seja como for, a luta dos que protestam no Irão não se limita a recusar a obrigatoriedade do uso do véu.

No plano externo o Irão suscita preocupações. A probabilidade de o Irão vir a possuir em breve armas nucleares alarma países vizinhos, desde Israel à Arábia Saudita.

E a venda de “drones” iranianos à Rússia, para esta destruir alvos civis e infraestruturas energéticas na invadida Ucrânia, é uma realidade incómoda. Israel ameaça um ataque preventivo ao Irão para afastar o perigo nuclear.

Em suma, o Irão é hoje uma fonte de violência interna e externa. Um problema que só os iranianos poderão resolver.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.