Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​A Hungria e os valores da UE

09 dez, 2022 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O primeiro-ministro húngaro classifica o regime atual do seu país de “democracia iliberal”. De facto, de liberal não tem nada. Mas é muito discutível que a Hungria ainda seja uma democracia.

No final de novembro a Comissão Europeia propôs ao Conselho suspender 7,5 mil milhões de euros em fundos de coesão destinados à Hungria, por violação dos valores da UE, incluindo corrupção. Aguarda-se uma decisão do Conselho.

É inédita a recomendação da Comissão, mas a Hungria tem um regime político que o seu mentor – o primeiro-ministro Viktor Orban – classifica de “democracia iliberal”. De facto, de liberal não tem nada. Mas é muito discutível que a Hungria ainda seja uma democracia.

Naquele país realizam-se eleições, só que o domínio do partido de Orban é tão esmagador que as oposições perdem sistematicamente as votações.

O partido de Orban tem acesso a dados sobre as preferências políticas dos cidadãos, de que se serve para a sua estratégia eleitoral. Assim Orban logrou ocupar dois terços dos lugares no parlamento, permitindo-lhe rever a Constituição. Por outro lado, Orban fez aprovar uma lei contra as minorias LBGT.

O Estado húngaro confunde-se cada vez mais com o partido do primeiro-ministro. E não existe a independência do poder judicial: Viktor Orban, primeiro-ministro desde 2010, tem vindo a colocar nos tribunais, incluindo no tribunal constitucional, juízes “amigos”.

Quanto aos órgãos de comunicação social, Orban utilizou a tática de os fazer comprar por homens de negócios da sua confiança, assim suprimindo, na prática, a liberdade de expressão, sem ser preciso recorrer à censura prévia.

Na política externa Viktor Orban, que no princípio do século combateu o comunismo, é próximo de Putin. O que permite à Hungria escapar às restrições russas quanto ao fornecimento de gás e petróleo.

Naturalmente que todos esses desvios antidemocráticos são pouco ou nada compatíveis com os valores que a UE preza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Corram com ela
    09 dez, 2022 Hungria Fora 09:54
    A Hungria, por tudo o que é dito no artigo, devia ser corrida da UE e da NATO. Se gosta tanto da Rússia do Putin, vá juntar-se a ele.
  • Antonio Gomes
    09 dez, 2022 Guimarães 09:24
    Meu caro Sarsfield Cabral, tenho-o em grande estima porque ainda me lembro da sua imagem a preto e branco na rtp (se não era a preto e branco, era ainda com cores baças). O retrato que faz da Hungria parece corresponder à realidade... mas será só na Hungria? E depois... liberdade de expressão?!! Então, e por cá Portugal, não é a mesma coisa? Aliás, pelo mundo fora, desde logo nas chamadas redes sociais com os alegados fackt-checkers — que são tudo menos independentes, a receber dinheiros das tecnológicas... a própria comunicação social portuguesa tem vindo a receber dinheiros, na forma de subsídios!!! Como podem vocês agora serem isentos??? Porque não falam na sonegação de informação do governo ao actual e escandaloso excesso de mortalidade em Portugal? O que é que não querem que se saiba, e os jornalistas (salvo raríssimas exceções) não investigam? Gostava de manter o respeito pela imagem de si. Aguardo respostas. Abraço