Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​O ataque à inflação nos EUA e na zona euro

04 nov, 2022 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


É instrutivo seguir o comportamento dos bancos centrais dos EUA e da zona euro nos seus combates contra a inflação. Numa pedagógica entrevista Mároi Centeno justificou as medidas do BCE.

Na quarta-feira passada a Reserva Federal (Fed, banco central americano) subiu 0,75% o seu juro diretor. Foi a quarta vez sucessiva que a Fed avançou com uma subida desta dimensão e a sexta vez desde que começou a subir os juros, em março. Alguns críticos consideraram ser tardia a subida dos juros da Fed.

O Banco Central Europeu (BCE) começou bem mais tarde. O BCE, longe de ter subido irresponsavelmente os seus juros, terá pecado por se ter atrasado no combate à inflação através do seu quase único recurso: subir os juros, tarefa que só iniciou em julho.

Note-se que a Fed tem nos seus estatutos dois objetivos: a estabilidade de preços e o pleno emprego. Já o BCE tem como objetivo único a estabilidade de preços. A inflação nos EUA foi de 8,2% em setembro. Na zona euro a inflação é mais alta, 10,7% em outubro.

O crescimento económico americano foi negativo no primeiro e no segundo trimestres deste ano, mas no terceiro trimestre subiu 2,6% (taxa anualizada). A tão falada recessão ainda não foi confirmada na zona euro.

Entretanto, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, numa extensa entrevista ao jornal ‘Público’ de quinta-feira, veio dizer que manter a inflação alta, se o BCE não subisse os juros como subiu, “teria um custo recessivo ainda maior”.

Recordo que nesta coluna, a 3 de outubro, referi que Centeno manifestara o desejo de que a seguinte subida dos juros do BCE fosse inferior a 0,75%, para evitar uma recessão. “Mas com uma inflação nos 10% na zona euro, o BCE dificilmente fará a vontade a Centeno”, comentei então.

De facto, o BCE fez mais: convenceu Centeno da justeza de subir juros como subiu.

Na referida (e pedagógica) entrevista ao ‘Público’, Centeno explica que a política monetária tem resultados na baixa da inflação apenas a médio prazo e que, no imediato, o essencial é a gestão das expectativas e a sua credibilidade.

E Centeno responde à objeção de que, sendo a origem da inflação europeia em grande parte do lado da oferta (a guerra) e não da procura, subir juros não será eficaz, dizendo que nem todas as pressões inflacionistas são agora desse lado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.