Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

A retaliação russa

12 out, 2022 • Francisco Sarsfield Cabral • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Respondendo à destruição parcial de uma ponte que liga a Rússia à Crimeia, os russos lançaram ataques a várias cidades da Ucrânia. Bombardear alvos civis é uma prática russa desde o início da invasão. É a lógica do terror, para desmoralizar a população.

Em retaliação à destruição parcial de uma ponte que liga a Rússia à Crimeia, a Rússia lançou ondas sucessivas de mísseis e bombas sobre mais de uma dúzia de cidades na Ucrânia. Esses ataques a cidades, que se prolongaram por vários dias, fizeram numerosos mortos e feridos, incluindo crianças. Por exemplo, o centro de Kiev foi bombardeado, o que não acontecia desde Junho. Em Zaporijia foi destruído um edifício residencial de vários andares.

"O disparo de mísseis da Rússia em áreas civis da Ucrânia é inaceitável", escreveu no Twitter o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico. Mas bombardear civis, edifícios residenciais, maternidades, hospitais, escolas, teatros, etc. é uma prática dos invasores russos desde o princípio da “operação militar especial”.

As autoridades militares russas gabam-se da alegada precisão dos seus mísseis e dos seus bombardeamentos. Ou seja, os russos querem mesmo alvejar civis, homens, mulheres e crianças. É a lógica do terror. Incapazes de ganharem no confronto militar com os ucranianos – teoricamente muito menos poderosos – os russos pretendem desmoralizar a população da Ucrânia e levá-la à rendição.

Quando os militares ucranianos retomam posições de onde retiraram, ou fugiram, forças russas, encontram ali espetáculos tenebrosos – valas comuns cheias de cadáveres com sinais de tortura, populações em pânico, gabinetes de tortura, etc. São crimes de guerra sem conta.

A Rússia não tem conseguido desmoralizar os ucranianos, que lutam pela sua terra. O apoio dos Estados Unidos e da UE contribui para que os ucranianos não desanimem. É vital que esse apoio, incluindo o militar, não enfraqueça. Mas a capacidade de resistência dos ucranianos é notável. Merecem o agradecimento de todos os que valorizam a liberdade.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    13 out, 2022 Funchal 11:41
    Na Rússia dizem que o ocidente mente e é satânico.
  • Maria Oliveira
    12 out, 2022 Lisboa 22:40
    Diz bem o articulista: os ucranianos merecem o agradecimento de todos os que valorizam a liberdade.