Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

A “vitória pírrica” de Boris Johnson

08 jun, 2022 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O primeiro-ministro britânico conseguiu aprovar na Câmara dos Comuns uma moção de confiança. Mas Boris Johnson tem pela frente obstáculos que dificilmente serão ultrapassados. Os apoios à Ucrânia são populares no Reino Unido, mas poderão não chegar para o manter como primeiro-ministro.

Como se sabe, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, conseguiu escapar a uma censura dos deputados do seu partido. 148 deputados conservadores votaram pelo afastamento de B. Johnson, contra 211 que o apoiaram.

O Partido Trabalhista chamou a este resultado uma “vitória pírrica”. Os trabalhistas lideram agora as sondagens. Em 2024, haverá eleições gerais e até lá irão realizar-se várias eleições intercalares, que os trabalhistas esperam vencer. Nesta altura, o primeiro-ministro é o único membro do seu Governo cujas sondagens são negativas. Além disso, o Partido Conservador está agora profundamente dividido.

A Câmara dos Comuns ainda terá que decidir se Boris Johnson mentiu ao Parlamento sobre a realização de inúmeras festas em Downing Street, contrariando as regras sobre confinamento impostas pelo seu próprio Governo. Mais grave, Johnson terá de resolver o sarilho que arranjou ao dizer que irá denunciar o acordo com a UE quanto à Irlanda do Norte.

Este acordo, subscrito pelo primeiro-ministro britânico, é um exemplo da leviandade com que conduziu a campanha para retirar o Reino Unido da UE. Aqui, porventura mais grave do que a reação dos 27 a esse rasgar do acordo de saída da UE, será a reação dos Estados Unidos. Nancy Pelosi, líder dos deputados democratas na Câmara dos Representantes, já avisou publicamente Boris Johnson e o Reino Unido de que não haverá qualquer acordo comercial com os EUA se for posta em causa a fronteira terrestre entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

A guerra na Ucrânia deu a Johnson a oportunidade para se mostrar ativo na defesa daquele país. Boris Johnson foi o primeiro líder europeu a visitar Zelenskiy em Kiev. O Reino Unido é o país europeu que maior apoio financeiro e em armamento deu à Ucrânia. Esses apoios são populares no Reino Unido, mas poderão não chegar para manter Boris Johnson primeiro-ministro.

P.S.: Esta coluna suspende a sua publicação durante as próximas semanas, devendo regressar a 1 de julho, se Deus quiser.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.