Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Finlândia, NATO e Moscovo

16 mai, 2022 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Em 1939 a União Soviética invadiu a Finlândia. Moscovo não lhe chamou invasão nem guerra, apenas uma “operação militar” para “libertar” os finlandeses. É extraordinário como os atuais dirigentes russos não deram conta do paralelismo com o que eles agora fazem à Ucrânia.

Antes da invasão da Ucrânia pela Rússia apenas 25% dos finlandeses eram favoráveis à entrada do seu país na NATO. Semanas depois do início da invasão, a adesão da Finlândia à NATO passou a ser apoiada por 76% dos finlandeses, apesar das ameaças de Moscovo.

Esta mudança de opinião é perfeitamente racional. Os finlandeses viram na guerra da Ucrânia a repetição de muito daquilo que a Rússia soviética os tinha feito passar.

A Finlândia tornou-se um país independente em 1917, ano da vitória bolchevique na Rússia. Em 1939 a União Soviética invadiu a Finlândia. Nessa altura Moscovo não lhe chamou invasão nem guerra, apenas uma “operação militar” para “libertar” os finlandeses.

Os finlandeses ofereceram uma resistência inesperada contra o muito superior poderio militar da União Soviética. Durante anos travou-se uma guerra entre a União Soviética e a Finlândia, na qual morreram cerca de 80 mil soldados finlandeses; os militares soviéticos multiplicaram bombardeamentos de cidades e ataques contra civis na Finlândia.

No acordo de paz assinado pelos dois países em 1948 Moscovo impôs duras condições à Finlândia, como a cedência à URSS de 10% do território finlandês e um estatuto de neutralidade à Finlândia, que se comprometeu a não entrar em qualquer aliança contra a União Soviética. Era a subordinação da política externa de Helsínquia a Moscovo.

É extraordinário como os atuais dirigentes russos não deram conta do paralelismo com o que eles agora fazem à Ucrânia. Ou, se repararam nesse paralelismo, não lhe deram importância. E como aparentemente foram surpreendidos com a viragem na Finlândia e na Suécia, países neutrais há décadas que agora querem ingressar na NATO, para se defenderem dos russos.

Note-se que naqueles dois países são as respetivas opiniões públicas que querem abrigar-se na NATO. Mas isso é coisa que os líderes de um país ditatorial como é a Rússia de Putin têm dificuldade em entender.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Ribeiro
    16 mai, 2022 AVEIRO 13:50
    Não confundam o povo russo com o ditador putim e suas pois foi o mesmo que aconteceu em PORTUGAL confundir os militares que eram obrigados a irem para a guerra ultramarina com a xusma que estava no governo e que com o 25 em pouco é diferente
  • Antonio Ferreira
    16 mai, 2022 Filipinas 08:57
    Obrigado Francisco pela sua opiniao sempre esclarecedora. Interessante saber que a Finlandia tambem foi invadida pela Uniao Sovietica, num paralelismo com a invasao da Ucrania.