Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​É urgente acudir às urgências

30 mar, 2022 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


As urgências hospitalares debatem-se com uma afluência excessiva. Mas o problema é antigo. Sucessivos grupos de trabalho e várias comissões pouco ou nada adiantaram. Está em causa o Serviço Nacional de Saúde.

Nesta quarta-feira toma, finalmente, posse o Governo que elegemos há dois meses. Do novo Executivo faz parte, como ministra da Saúde, Marta Temido, personalidade que exerce este cargo desde o outubro de 2018 e que, portanto, conhece bem o setor da saúde.

Mas há um problema que a ministra Marta Temido ainda não conseguiu resolver – o das urgências hospitalares. Não me recordo de, em mais de meio século de jornalista e comentador, ter abordado um tema da área da saúde. Faço-o agora porque me parece que a crise das urgências é tão antiga e tão grave que mesmo um leigo na matéria pode legitimamente não só protestar como reclamar que, desta vez, Marta Temido resolva enfim o problema.

O que me levou a escrever este texto foi uma desenvolvida reportagem sobre as urgências, da jornalista Alexandra Campos, publicada na edição de domingo passado do jornal “Público”.

Ali se dá conta de um médico que, ao fim de 38 anos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), 23 dos quais a dirigir serviços de urgência, abandonou o barco e decidiu ir trabalhar num hospital privado. Ora este não é um caso isolado, longe disso.

Mais de metade dos chefes de equipa de urgência do hospital de Braga pediram a demissão. Comenta o médico acima referido, Jorge Teixeira, que naquele hospital chegou a ter 35 profissionais e agora são vinte. A perspectiva preocupante aponta para uma debandada de médicos do SNS.

Naquela reportagem lê-se que nos últimos dias as urgências dos hospitais voltaram a registar uma enorme afluência, sendo que entre um terço e metade dos casos não são realmente urgentes (são as chamadas falsas urgências).

Mas se a situação atual é séria – ver 900 doentes por dia é “uma barbaridade”, nas palavras do diretor das urgências do Hospital de São João, no Porto, Nelson Pereira – este problema arrasta-se há anos. Sucederam-se comissões e grupos de trabalho, porém, na prática, pouco ou nada se adiantou.

Daí a prioridade que as urgências hospitalares devem merecer no novo mandato da ministra da Saúde. Está em causa, afinal, a sobrevivência do Serviço Nacional de Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    31 mar, 2022 Funchal 19:47
    Uma vez fui ao Centro com um pequeno corte na mão e mandaram-me ir às urgências, por falta de material. E assim acontece.
  • Cidadao
    30 mar, 2022 Lisboa 08:21
    O problema das urgências, tal como o da falta de professores, resolvia-se com investimento, num caso voltando a dotar os Centros de saúde de médicos, equipamentos e possibilidades de intervenção real - não de "dar uma aspirina e vá para o Hospital" - e no outro de tornar a profissão atrativa e compensatória. Mas os governos PS não querem abrir os cordões à bolsa e preferem a retórica blá-blá de pseudo-soluções e de "reorganizações" que apenas significam mais trabalho para os que ficam e um convite ao abandono dos melhores.