Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Infâmia na fronteira da Bielorrússia

12 nov, 2021 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Lukashenko promove a vinda de migrantes do Médio Oriente para irem criar problemas na fronteira com países da UE. Mas não dividiu a UE.

Nas fronteiras da Bielorrússia com a Polónia, a Letónia e a Lituânia está em curso, desde o verão, uma tragédia mais impressionante do que aquela que nos últimos anos vitimou centenas de migrantes, afogados no Mediterrâneo.

Esses infelizes foram vítimas de máfias que os empurraram para o mar, cobrando-lhes elevadas quantias e desinteressando-se da sua sorte.

O que se passa na fronteira da UE com a Bielorrússia é ainda mais chocante, pois os migrantes são deliberadamente enviados para ali pelo ditador deste país, Lukashenko, com a bênção de Putin.

No verão passado Lukashenko resolveu vingar-se das sanções impostas por Bruxelas ao seu regime repressivo. Assim, promoveu a vinda de migrantes do Médio Oriente e da Ásia, não para ficarem no país que ele tiraniza, mas para irem criar problemas a países da UE.

Esses migrantes são encaminhados por forças de segurança bielorrussas para a fronteira com a Polónia e com os países bálticos, incentivando-os a tentarem entrar em território da UE.

Para travar a entrada desses migrantes a Polónia, a Lituânia e a Letónia ergueram extensas barreiras de arame farpado; e ali se encontram mais de 15 mil soldados polacos. Pelo menos dez migrantes já lá terão morrido. Muitos mais poderão morrer, de fome ou de frio.

Lukashenko queria dividir a UE, sabendo do conflito existente entre Varsóvia e Bruxelas. Mas a UE tem apoiado a Polónia e os países bálticos nesta trágica situação. E ficou mais patente a baixeza moral de quem, como Lukashenko e, indiretamente, Putin, instrumentaliza desta maneira desumana homens, mulheres e crianças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    12 nov, 2021 Porto 12:22
    E que faz a Europa a grande Rússia e a grande China, venham, tenho ventre oco, só no rosto tenho gente, querem paz e esperança, venham que vos dou terra para cultivo, abrigo e nada mais.
  • Cidadao
    12 nov, 2021 Lisboa 10:36
    No seu horror, o caso é dramaticamente simples: aquele doido do Lukashenko, ou por vingança ou a pensar num acordo do género da Turquia e em embolsar uma boa maquia para "reter" migrantes, fez as embaixadas da BieloRussia na Asia darem vistos de turistas em bárdea a infelizes manipuláveis fazendo-lhes crer que por "motivos humanitários" a UE não iria impedir-lhes a entrada. Isso não aconteceu, obviamente - senão dai a nada teríamos milhões à porta, preparados para entrar. Agora o lobo quer vestir a pele de cordeiro e fala em cortar o gás natural que vem da Russia - como se não houvesse outros gasodutos, ou outras soluções e se calhar até pensa que a UE continuava a pagar um combustivel que deixara de receber - e em ter bombardeiros nucleares a "vigiar" a fronteira, e é aqui que está o verdadeiro perigo. Um doido qualquer mete-se dentro do espaço aéreo da UE, a Polónia que também não é flor que se cheire, intersecta esse avião, há troca de tiros, alguém tem de usar o pára-quedas e depois as consequências? Duvido que haja guerra, mas que a UE tem de abrir a pestana para a crise migratória e para os fraquissimos investimentos na Defesa, isso tem, até porque já se viu que os Americanos estão a desinteressar-se da Europa...