Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

As alterações climáticas são reais

30 jul, 2021 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Acentuaram-se nas últimas semanas fenómenos climáticos extremos, com consequências frequentemente trágicas. Os irresponsáveis “negacionistas” foram desmentidos. Mas a sua irresponsabilidade custou a morte a muita gente.

Nas últimas semanas multiplicaram-se os fenómenos climáticos extremos. Houve chuvas torrenciais na Alemanha, provocando muitos mortos e desaparecidos. Também na Bélgica, na Suíça e até em Londres se registaram cheias. Na Índia e na China as enxurradas foram este ano particularmente violentas.

A região mais fria da Sibéria, onde os termómetros descem no inverno aos 67 graus centígrados negativos, agora registaram 38 graus positivos. Uma onda de calor atingiu o Canadá, uma outra levou os termómetros a registarem 40 graus na Groenlândia. Na Lapónia (Finlândia) as temperaturas mínimas situaram-se recentemente nos 30 graus.

Gigantescos incêndios florestais lavram na Califórnia – o fumo já atravessa toda a América do Norte, chegando a Nova York e a Washington, na costa Leste dos EUA. Na Sibéria mais de 600 mil hectares de floresta foram consumidos pelo fogo. Na Europa grandes incêndios afetaram a Catalunha e a Sardenha.

Uma seca mortífera cresce em África e também no Estado brasileiro de São Paulo. Nas zonas polares o degelo acelera, provocando uma subida do nível das águas do mar que chegará até nós dentro de anos.

Poderia acrescentar mais exemplos dos efeitos das alterações climáticas, mas estes chegam para tornar evidente que a situação é séria. E provavelmente será agravada nos próximos anos.

Já não bastam as medidas visando reduzir a emissão de CO2, as quais provavelmente não serão tão radicais quanto seria necessário. Fala-se agora na necessidade adicional de outro tipo de medidas, por exemplo de contenção das águas nos leitos de alguns rios e do mar, de modo a travar inundações. Portugal tem uma longa costa marítima a exigir proteção, até porque ali vive muita gente.

Perante tudo isto, será de apontar pesadas responsabilidades aos negacionistas, aqueles que – como Trump e Bolsonaro – não levaram a sério as alterações climáticas, como também desvalorizaram durante meses a pandemia da Covid-19. Uma “gripezinha”, dizia Bolsonaro. Viu-se.

Muitos milhares de mortes teriam sido evitados com outra atitude. Nos EUA vários governadores estaduais republicanos, que começaram por seguir a linha negacionista e anti vacinas de Trump, arrependeram-se e mandam agora vacinar – temendo ser penalizados nas urnas por causa dessa irresponsabilidade.

Por outro lado, não parece ser esta a ocasião oportuna para alguns multimilionários, como Jeff Bezos e Elon Musk, se lançarem numa caríssima e muito poluente corrida espacial.

Os fracos benefícios científicos dessa corrida não justificam os seus custos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    01 ago, 2021 Lisboa 22:34
    O problema das alterações climáticas não é uma questão ideológica. O articulista, que é uma pessoa informada e isenta, trata deste assunto com a seriedade que ele merece. Bolsonaro e Trump são negacionistas por manifesta ignorância. Aliás, demonstram ser ignorantes em variadas matérias. Nada disto tem que ver com "esquerda" ou "direita".
  • Ivo Pestana
    30 jul, 2021 Funchal 20:21
    Desde a revolução industrial...
  • Joaquim Santos
    30 jul, 2021 Tojal 09:38
    "A intervenção do homem numa criação divina somente será permitida se estiver de acordo com a vontade de Deus." Todos os efeitos das alterações climáticas, não são mais que o prenuncio do Triunfo do Coração Imaculado de Maria, que pela criação chama os homens à razão. Claro! É difícil um vaidoso intelectual admitir tal realidade.
  • Bruno
    30 jul, 2021 aqui 07:17
    É refrescante ler um artigo de opinião de direita que não tem qualquer complexo em assumir que as alterações climáticas são reais e que é importante as pessoas aderirem à vacinação. Por estes dias, o negacionismo tomou conta do pensamento de direita, sobretudo da direita mais radical, como se tem visto nos EUA, Brasil e, ocasionalmente, em alguns países europeus.