Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

O “mistério” Trump

16 nov, 2020 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Trump sabe que perdeu – mas continua a proclamar que a eleição de Biden foi “roubada”. Porque lhe interessa que os seus apoiantes, que acreditam em tudo o que ele diz, considerem Biden um presidente eleito graças a fraudes, tirando-lhe legitimidade. Muito depende do que será o partido republicano pós-Trump.

Trump sabe que perdeu – mas continua a proclamar que a eleição de Biden foi “roubada”. Porque lhe interessa que os seus apoiantes, que acreditam em tudo o que ele diz, considerem Biden um presidente eleito graças a fraudes, tirando-lhe legitimidade. Muito depende do que será o partido republicano pós-Trump.

Passam duas semanas desde as eleições presidenciais americanas. Trump continua a não reconhecer claramente a derrota, insistindo na alegação de fraude eleitoral. Entretanto, toma medidas inéditas para um presidente derrotado, como demitir altos funcionários, incluindo o ministro da Defesa e militares de topo. Contra a tradição, não permite que Biden tenha acesso à informação diária dos serviços secretos; aliás, o próprio Trump frequentemente não lê essa informação – porque não gosta de ler documentos e acha que sabe tudo.

As acusações de fraude eleitoral são cada vez mais inverosímeis. As autoridades eleitorais federais consideraram estas eleições as mais seguras da história dos EUA. Até a China já felicitou Biden. Mas Trump prossegue com processos nos tribunais estaduais, embora seja praticamente impossível que se detete uma irregularidade de tal dimensão que anule a diferença de membros do colégio eleitoral favoráveis a Biden (306 contra 232).

Trump sabe que perdeu – mas proclama sem cessar que a eleição de Biden foi “roubada”. Há quem atribua essa teimosia ao feitio de Trump, que sempre evitou reconhecer uma derrota. E sabe-se que este mentiroso compulsivo não se incomoda ao ser desmentido pelos factos – aconteceu logo no início do seu mandato, quando proclamou que a sua cerimónia de posse tinha congregado mais gente do que qualquer outra. Logo as televisões mostraram imagens que o desmentiam frontalmente. Esta falta de verdade desprestigia a democracia americana, mas isso pouco importa ao homem que ainda ocupa a Casa Branca.

Porque mantém Trump a mentira? Porque lhe interessa que a maioria dos seus apoiantes, que acreditam em tudo o que ele diz, por mais absurdo que seja, considerem Biden um presidente eleito graças a fraudes, tirando-lhe legitimidade. No sábado muitos desses apoiantes vieram para as ruas gritar contra o “roubo eleitoral”, o que muito agradou a Trump.

Quer isto dizer que Trump se irá manter na política, acirrando o ódio e contrariando os esforços de Biden para combater a divisão dos americanos e instaurar um clima mais pacificado na relação entre republicanos e democráticos. Já se diz que Trump pretende criar um canal de televisão, uma vez que a Fox News o desiludiu ao noticiar a vitória de Biden (se não o fizesse, perderia toda a credibilidade).

Será o objetivo de Trump preparar uma recandidatura eleitoral daqui a quatro anos ou apenas atrapalhar o mais possível a administração Biden? Aqui entra o partido republicano. Este partido encontra-se sem ideologia e totalmente dominado por uma acéfala adesão a Trump. Este exerce o seu domínio ameaçando os republicanos de não fazerem parte dos seus próximos numa eventual recandidatura, caso se demarquem da fantasia da “eleição roubada”.

O que irá fazer o partido republicano, depois da derrota de Trump, é a grande dúvida que paira sobre a política americana nos próximos anos. Quer voltar a ser um partido decente ou manter-se uma simples marioneta nas mãos de Trump?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António J G Costa
    16 nov, 2020 Cacém 20:15
    Trump não tem qualquer respeito pela sua base eleitural, e é, se tem por alguém. A frase de George Orwell, "quatro patas bom, duas patas mau", frase "feita" do livro o triunfo dos porcos é uma sátira aos regimes comunistas. Orwell combateu contra Franco, na guerra civil espanhola, ao lado dos anarquistas, na Catalunha. O problema é que, porcos há muitos, e não são exclusivo dos extremismos de esquerda, como se pode ver nos EUA. Há muitos anos um grande homen chamado Max Plank sentiu o que foi a queda dos valores na Alemanha, com a ascensão do Nazismo. Max Plank foi um dos maiores cientistas, responsável pelo patrocinio das ideias de Eintein, quando este era ainda um desconhecido. Nunca imaginei que o grande partido republicado descesse a este nível, ao nível de um "maduro", francamente, é uma tristeza.
  • Ivo Pestana
    16 nov, 2020 Funchal 11:34
    O Trumpismo são aqueles que ainda vivem no século passado e vêem os EUA, como uma terra de sonho. Precisam de educação, cultura e formação moral.