Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

O que é o Eurogrupo

27 jun, 2020 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Os três candidatos a presidente do Eurogrupo dizem visar o consenso e procurar a conciliação de opiniões diversas. O Eurogrupo é um órgão informal, que reúne à porta fechada e que não faz atas. E agrada aos países pequenos, pois cada ministro têm ali um voto.

Já se conhecem os candidatos a suceder a Mário Centeno na presidência do Eurogrupo, que junta os ministros das Finanças dos 19 Estados membros que fazem parte da zona euro. Menos conhecidos são os motivos que levaram Centeno a preferir governar o Banco de Portugal (hoje uma espécie de delegação do Banco Central Europeu) do que a presidir ao Eurogrupo, continuando a ser ministro das Finanças de Portugal.

Talvez os insuficientes avanços do Eurogrupo na arquitetura do euro tenham desiludido Centeno, que apostava em maiores progressos. Ou terá prevalecido a ligação anterior de Centeno ao Banco de Portugal e algum ajuste de contas. Mas não vou entrar em especulações.

São três os candidatos à sucessão de Centeno. A vice-presidente e ministra da Economia e Finanças de Espanha, Nadia Calviño, e os ministros das Finanças da Irlanda, Pascal Donohoe, e do Luxemburgo, Pierre Gramegna. A candidata espanhola tem o apoio do ministro das Finanças alemão, o social-democrata Olaf Schulz. O candidato irlandês apoiou a proposta franco-alemã, que abriu a porta à inesperada e ousada proposta da Comissão Europeia. E o candidato do Luxemburgo defendeu um orçamento para a zona euro. Três opiniões diferentes, mas abertas ao compromisso.

Na questão, hoje fulcral, de definir e financiar a ajuda da UE aos Estados membros da zona euro mais prejudicados pela pandemia a candidata espanhola parece a mais próxima das posições portuguesas. E seria a primeira mulher a presidir ao Eurogrupo.

Mário Centeno considerou este trio de candidatos à sua sucessão “um excelente grupo”. De facto, os três candidatos dizem visar o consenso e procurar a conciliação de opiniões diversas. O problema maior está em ultrapassar a oposição da Holanda, Áustria, Dinamarca e Suécia, a que se juntou a Finlândia, a dar aos países mais afetados pela pandemia subsídios a fundo perdido. A eleição realiza-se a 9 de julho e será decidida por por maioria simples – ou seja, 10 votos pelo menos.

O Eurogrupo é um órgão informal, que reúne à porta fechada e que não faz atas. E agrada aos países pequenos, pois cada ministro têm ali um voto. O seu papel foi importante na crise das dívidas soberanas, de que Portugal foi uma das vítimas. Antes, era quase ignorado. Agora terá menos influência, mas continua a ser um útil instrumento para debater posições diferentes, esbatendo essas diferenças antes de elas subirem ao Conselho Europeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.