Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Morreu um fundador do regime

03 out, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Freitas do Amaral é justamente considerado como um dos fundadores da democracia portuguesa. Evitou que uma parte da direita se tornasse antidemocrática.

Diogo Freitas do Amaral não foi um opositor público à ditadura vigente em Portugal até 25 de Abril de 1974. Era até próximo de Marcello Caetano, mas mais pelo envolvimento académico de ambos no Direito Administrativo do que por motivos políticos; recusou convites de M. Caetano para ingressar no governo. Mas Freitas do Amaral é justamente considerado como um dos fundadores da democracia que, após vários tempos de turbulência, acabou por prevalecer no nosso país.

Primeiro presidente do CDS, que fundou juntamente com Adelino Amaro da Costa, enfrentou muitas dificuldades para que este partido, visto como de direita (mas que Freitas classificava de centro), fosse aceite num ambiente político acentuadamente de esquerda.

Em 1976 o CDS votou contra a Constituição, que refletia esse ambiente esquerdista. Mas o grande contributo político de Diogo Freitas do Amaral e do seu CDS foi ter trazido para a democracia uma parte importante da direita, que estava saudosa da governação de Salazar e (menos) de M. Caetano. A ele se deve, em parte, não ter havido entre nós, como houve e há em Espanha, forças políticas ativas de extrema-direita, assumidas defensoras de um regresso à ditadura.

A morte de Amaro da Costa, em 1980 (com Sá Carneiro, em Camarate), prejudicou a linha política do CDS, partido do qual Freitas se desligou em 1992. E, fiel à sua alegada preferência centrista (CDS quer dizer Centro Democrático e Social), Freitas do Amaral aproximou-se de Mário Soares (que em 1986 o derrotara por uma unha negra nas eleições presidenciais) e foi ministro dos Negócios Estrangeiros do governo socialista de José Sócrates em 2005-2006.

Politicamente, Diogo Freitas do Amaral teve, como ele próprio reconheceu, um percurso singular. Mas desde 1974 sempre se manteve fiel à democracia representativa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • César Augusto Saraiva
    03 out, 2019 Maia 17:29
    Sentidos pêsames à familia.