Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Assis-João Taborda da Gama
Um eurodeputado e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver em Lisboa olham para os principais temas da atualidade. Às terças e quintas, às 9h15
A+ / A-
Arquivo
Francisco Assis e João Taborda da Gama - 27/12/2018

F. assis/J. taborda da gama

"O Governo não pode ceder" aos professores, diz Assis

27 dez, 2018 • Redação


O eurodeputado do PS lembra que "o primeiro-ministro é absolutamente inflexível" na defesa de finanças públicas saudáveis e não vê que haja disponibilidade financeira para satisfazer as pretensões dos professores. Por sua vez, Taborda da Gama diz que o Governo fez "um simulacro de negociação" e o PR "pôs-se ao lado da luta dos professores".

O eurodeputado Francisco Assis não acredita que o primeiro-ministro venha a ceder ás pretensões dos professores, em matéria de contagem de tempo de serviço, face à impossibilidade de descurar as finanças públicas. "O Governo não pode ceder", aponta.

"Ceder à reivindicação terá efeitos nos anos subsequentes e não é só por termos compromissos no plano europeu, é porque temos, de facto, um problema sério com a dívida e temos a necessidade de resolver o problema das finanças públicas. Essa tem sido, felizmente, uma linha de orientação do Governo e penso que, aí, o primeiro-ministro é absolutamente inflexível. Se há matéria em que ele mostrou ser inflexível foi nessa e não creio que ele venha a ceder com facilidade às pretensões dos professores", diz Assis, no habitual espaço de debate das quintas-feiras, com João Taborda da Gama, na Manhã da Renascença.

Francisco Assis considera que o veto presidencial "é um percalço para o Governo", mas não fuma "derrota", porque o veto "era algo que, certamente, já estaria no horizonte do Governo". Para Assis, "a questão de fundo é saber como é que isto se vai resolver".

"A verdade é que o Governo, no processo negocial, deu alguns passos, na medida em que atendeu parcialmente as reivindicações dos professores. Por outro lado, os sindicatos têm-se mantido inamovíveis na sua reivindicação inicial, que é a contagem integral. Assim, vamos regressar a um processo negocial em que a questão fundamental será a da capacidade financeira, a de saber da existência de capacidade financeira para atender à reivindicação."

"O Governo não pode ceder e não deve ceder inteiramente. Pode haver outras áreas objeto de negociação e os sindicatos têm que perceber que as questões que se colocam aos professores e ao ensino em Portugal não se confinam a este tema", enfatiza Francisco Assis.

As eleições...

Questionado sobre se o Governo conseguirá resistir à pressão dos professores em ano eleitoral, Assis defende que "as duas questões não estão dissociadas, mas a primeira é mais importante do que a segunda, porque estamos a falar de um valor muito elevado e que pode ter amplitude maior, se, em resultado de um hipotético acordo com os professores em que houvesse cedência do Governo, outras carreiras da administração pública viessem exigir tratamento semelhante".

"Estamos perante uma situação complicada. Creio que a questão financeira é a questão fundamental. Não discuto se os professores têm ou não têm razão, até admito que lhes tenham sido criadas expetativas, mas é preciso enquadrar esta reivindicação no contexto das disponibilidade financeiras reais do Estado português", remata.

Vitória dos professores

João Taborda da Gama sublinha que os professores "têm razão para cantar vitória", porque "àquilo que tinha sido um simulacro de negociação por parte do Governo em Dezembro, o Presidente bateu forte na mesa e disse 'isso não vale'".

Para Taborda da Gama, Marcelo "arranjou um argumento formal, no sentido em que o orçamento só entra em vigor em janeiro e em janeiro é que é preciso proceder à negociação, mas, no fundo, veio dizer é que é preciso fazer uma negociação séria com os sindicatos e dá um sinal quanto ao desfecho da negociação porque, naturalmente e se o PR estivesse satisfeito com a contagem que o Governo fez, não ia arranjar um pretexto formal e cronológico para vetar o diploma".

"O veto não obriga o Governo a a ceder, não obriga quanto ao resultado, mas acho que há um sinal forte da parte do Presidenete, que se pôs ao lado da luta dos professores", argumenta.

O argumento da inconstitucionalidade

A possibilidade de um segundo veto de Belém, com recurso à tese da inconstitucionalidade do diploma, é apontada por diversos observadores. O facto de os professores da Madeira e dos Açores verem a sua pretensão satisfeita poderá, segundo alguns pontos de vista, chocar com preceitos da lei fundamental, mas Assis não acredita que o argumento colha.

"Tenho muitas dúvidas de que se possa arguir a inconstitucionalidade. Se isso acontecesse, o Governo da República ficaria prisioneiro de decisões que fossem tomadas ao nível dos governos regionais", defende.

O eurodeputado do PS não deixa, neste aspeto, de criticar a posição do executivo socialista açoriano: "Do ponto de vista político, causou-me a maior perplexidade o facto do Governo Regional dos Açores, que é um governo do PS, ter tomado aquela decisão porque, objetivamente, isso enfraqueceu o Governo da República. Foi um significativo factor de perturbação, claramente aproveitado pelo próprio Presidente da República e que voai ser aproveitado por todos os que têm um perspetiva crítica do Governo."

João Taborda da Gama nota que "os professores estão a jogar com a criação de um sentimento de desigualdade, apontando o exemplo das regiões autónomas, mas não acredita que "isso crie uma questão de inconstitucionalidade no seu sentido mais puro, já que há autonomia financeira nas regiões".

"A questão pode suscitar a dúvida, pode suscitar o pretexto e pode gerar entre os professores e a população em geral um sentimento de tratamento desigual que terá de ser resolvido do ponto de vista político", aponta Gama

"Independentemente do desfecho, era bom que se aproveitasse o momento para ter um debate mais profundo sobre o que deve ser a carreira dos professores, a função e a progressão. O debate das carreiras, em que vemos posições bastante iradas e extremadas, adia esse debate que o debate fundamental, porque os professores servem aqueles a quem educam, que são os portugueses e os portugueses somos todos nós. Os professores podem agora ter razão na sua reivindicação -e eu penso que têm juridicamente razão - o Governo não geriu bem o processo, não vejo qual vai ser a saída e acho que isto vai fixar adiado", remata João Taborda da Gama.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Problema do Assis
    28 dez, 2018 Lisboa 10:35
    O problema do Francisco Assis, sabemos qual é. Após a derrota eleitoral de 2015, o tipo, tal como a PAF, estava à espera de ver a demissão do António costa e já se via no lugar dele. Assim poderia tornar-se a muleta da PAF minoritária e continuar a politica desta, em troca dalguma secretaria obscura, ou de migalhas do género. O Costa trocou as voltas a ambos, PAF e Assis, e transformou uma derrota em Vitória. O Assis já viu que nunca assentará o sim-senhor na cadeira do Costa e é isso que o trama.
  • m fer
    27 dez, 2018 20:10
    Os enfermeiros merecem mais
  • Cidadao
    27 dez, 2018 Lisboa 20:05
    Já agora que parece toda a gente preocupada com o efeito do descongelamento de carreiras nas finanças públicas - não parecem tão preocupados com os 25 mil milhões de euros em impostos, que os governos enviaram para a Banca, que é dinheiro que nunca mais vamos ver - já alguém pensou que ao contrário do dinheiro que foi para a Banca, parte substancial deste dinheiro regressa ao Estado, via impostos, e outra parte vai estimular economia, via compras e consumo?
  • marta
    27 dez, 2018 lisboa 12:38
    Jorge Sampaio lançou a BOMBA ATÓMICA dissolvendo uma maioria parlamentar que encaminhou o País para talvez a maior bancarrota dos últimos 100 anos.Marcelo lançou tb uma nova BOMBA ATÒMICA que é a questão da recuperação do tempo congelado em todas as carreiras pela pressão que tem sobre as contas do estado.Vai ter uma solução muito lenta ou ESTADO poderá tornar-se insolvente.Contas destas reversões das diversas carreiras estão feitas????O IRS tb não foi revertido ,a carga fiscal aumentou,empurraram-se deveres do estado para os particulares etc como tudo irá acabar?